Denúncias ajudam a combater a corrupção

Jornal Cruzeiro do Sul
O corregedor-geral do Estado de São Paulo Gustavo Ungaro admitiu ontem em Sorocaba que o uso dos mecanismos legais de controle da corrupção e de outras práticas disponibilizados aos cidadãos ajudaria a diminuir o impacto da onda de protestos que varre o País. 

Ungaro, que participou na cidade do seminário "O Combate à Corrupção e o Acesso à Informação e Dados Públicos", promovido no auditório central da Uniso pela seccional e a subseção local da OAB, informou que em média o órgão recebe dez denúncias por dia. Ou seja, nos cinco primeiros meses do ano, algo em torno de 1,5 mil relatos já foram encaminhados à Corregedoria. 

As informações podem ser transmitidas pela internet no site www.corregedoria.sp. 

gov.br onde os interessados podem denunciar ações como o uso indevido de bens públicos (carros, por exemplo), desvios de conduta, contratos e situações administrativas suspeitas. 

Para o corregedor, o momento atual favorece o debate sobre a transparência e a necessidade de a população exercer a cidadania exigindo postura ética e conduta correta dos agentes públicos. "Nunca foi tão oportuno discutir esses temas. Esperamos que isso aponte para a maturidade política e consciente e não se traduza em abusos, excessos". 

O painel apresentado dentro da atividade também trouxe à cidade o Procurador de Justiça, Roberto Livianu, o técnico da Secretaria Estadual de Planejamento, Maurício Hoffman, e o Procurador do Estado, Levi de Melo. Todas as abordagens trataram da necessidade do acompanhamento, da fiscalização e da importância de se denunciar desmandos. 

"A legislação em vigor favorece aqueles que podem pedir informações de interesse público e, também, dar conta de ocorrências que tenham de ser apuradas. Essa estrutura toda deve ser utilizada pelos cidadãos e muito contribuem para que os responsáveis sejam punidos", comentou Levi de Melo. (José Antônio Rosa)

Postar um comentário

0 Comentários