Hospital do Tatuapé oferece garrafa para idoso fazer xixi

Tatiana Cavalcanti

do Agora
A família de um aposentado de 91 anos afirma que uma funcionária do pronto-socorro do Hospital Municipal Doutor Cármino Caricchio, conhecido como Hospital do Tatuapé (zona leste de São Paulo), ofereceu uma garrafa de plástico para que ele urinar.
Com o fêmur quebrado, o idoso estava em uma maca no corredor do hospital, à espera de uma vaga na ala de internação.
De acordo com os familiares, Júlio Venâncio Daniel chegou ao hospital por volta das 13h de sábado passado, após sofrer uma queda em casa, no Jaçanã (zona norte).
Ele fez dois raio-X e foi colocado na maca no corredor.
Por volta das 16h, segundo os parentes, o idoso ficou com vontade de urinar.
A família afirma que pediu um papagaio (nome dado a recipiente usado em hospitais para que pacientes do sexo masculino possam urinar) e pela ajuda de um funcionário, mas ambos foram negados.
"Disseram que o aparelho e a ajuda de profissionais só eram dados a quem já estivesse na internação, o que não era o caso do meu pai. Foi humilhante", diz a auxiliar de nutrição Elza Luiza Daniel, 63 anos, uma das filhas de Venâncio.
Resposta
A Autarquia Hospitalar Municipal afirmou, por meio de nota, que vai apurar a postura da funcionária citada pela família do aposentado.
No texto, o órgão disse que o paciente foi atendido pelas equipes médicas e de enfermagem, fez avaliações clínicas e exames pré-operatórios e permaneceu internado sob cuidados médicos.
O hospital possui coletores de urina inoxidáveis que são higienizados e desinfetados após o uso, segundo afirma a nota.
Durante esse processo, a autarquia diz que podem ser usados coletores de secreção ou fraldas descartáveis, e que todos os funcionários são orientados constantemente quanto ao uso de coletores.
A cirurgia estava prevista para terça-feira passada, mas foi adiada para ontem "devido às condições clínicas do paciente", de acordo com a autarquia. Ele passa bem.

Postar um comentário

0 Comentários