Favela surge em volta de tenda da prefeitura no centro

Paula Felix e Rivaldo Gomes

do Agora
Uma favela foi erguida no entorno de uma tenda da prefeitura no Parque Dom Pedro 2º (região central de SP), unidade que oferecia assistência a moradores de rua, como atividades educativas e banho.
De acordo com moradores e comerciantes da região, famílias começaram a construir barracos no local há cerca de três meses.
"Começaram a montar os barracos há uns três meses. Antes, tinha uma atividade social, funcionários da prefeitura, mas mudou o perfil e os moradores [de rua] estão procurando se adaptar", diz o aposentado Mindaugas Gorauskas, 72 anos, que mora há dez anos na região.
Ontem, a reportagem esteve no local e verificou que os portões do espaço estavam fechados.
Os moradores pulavam as grades para entrar e para sair.
Agora não viu funcionários da prefeitura trabalhando na tenda.
Resposta
A Prefeitura de São Paulo afirmou que está elaborando uma política específica para os moradores de rua que estão na região da tenda do Parque Dom Pedro 2º.
A administração não deu detalhes sobre o atual estado de funcionamento da unidade.
No mês passado, o prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou que planeja fazer um programa semelhante ao Braços Abertos, implantado na cracolândia, na região central da cidade.
A gestão disse que, no local, há 21 mulheres com filhos, 17 casais com filhos, 27 casais e 37 pessoas sozinhas, e que cerca de 10% dos moradores usam drogas.
Resposta 2
A reportagem questionou a Polícia Militar sobre as queixas de aumento de assaltos na região da tenda da prefeitura, no Parque Dom Pedro 2º (região central), mas não obteve resposta até a conclusão desta edição.
Agora perguntou se a PM havia reforçado a segurança na região e se a corporação observou crescimento na criminalidade da região.
A reportagem procurou ainda, na tarde de ontem, a delegacia que atende as ocorrências da região, o 1º DP (Sé), mas o delegado não quis se manifestar sobre o assunto.

Postar um comentário

0 Comentários