Sorocaba:PM usa balas de borracha e bombas para dispersar multidão

Confronto aconteceu porque pessoas teriam jogado pedras e rojões em veículos

Marcelo Roma
marcelo.roma@jcruzeiro.com.br

Policiais militares dispersaram uma multidão que tomava a avenida Vinícius de Moraes, no Parque São Bento, por volta as 19h deste sábado. Os moradores comemoravam a vitória da seleção brasileira no jogo da Copa, contra o Chile. Houve tiros de balas de borracha e bombas de efeito moral. Populares e comerciantes reclamaram da ação policial, que teria sido excessiva e sem nenhuma negociação para desobstruir a avenida. Um encanador de 20 anos levou um tiro de borracha no peito. Ele contou que caiu com o impacto, mas se levantou e correu. Segundo ele, outras pessoas foram alvejadas com disparos de borracha. 

Aproximadamente 200 pessoas, segundo moradores, e cerca de 400, de acordo com a PM, se concentrava na avenida, que teria sido fechada parcialmente para a comemoração. No entanto a polícia recebeu denúncia de que algumas pessoas estavam armadas e lançavam rojões e pedras em carros que passavam. 

Um morador disse que os PMs lançaram bombas e atiraram, por isso houve correria. "Parecia zona de guerra", descreveu ele. Havia pessoas em alguns bares e numa pizzaria. A dona da pizzaria, Rosana Nascimento, contou que uma bomba foi jogada para dentro do estabelecimento. Havia clientes, funcionários e também pessoas em frente, na calçada, que correram assustados. "Não precisavam fazer isso. Havia famílias e crianças. Muita gente ficou com dificuldade para respirar", disse a comerciante. 

Ação policial

O tenente Júlio César Aranha, da Força Tática, conta que a comemoração era acompanhada por alguns policiais militares e chegaram denúncias pelo telefone 190 de que em meio à multidão estavam pessoas armadas e também foi falado sobre pedradas e rojões que teriam sido lançados em veículos que passavam por um lado da avenida, que estava parcialmente interditada. Também teria sido ouvido um disparo de arma de fogo. De acordo com o tenente da PM, foi providenciado reforço, mas a aglomeração de pessoas continuou obstruindo a via.

Como era impossível identificar quem estaria armado e os responsáveis pelo vandalismo, por causa da grande quantidade de pessoas, a PM usou técnicas contra "distúrbios civis", para dispersar a multidão, disse Aranha. Bombas de efeito moral e munição de elastômero (borracha) foram empregadas pelos policiais, conforme o tenente. Ele diz que não havia outra alternativa a ser tomada para controlar a situação, mas os moradores discordam. Segundo a dona da pizzaria, a ação foi abusiva e não houve tentativa de entendimento a fim de evitar as bombas e os disparos. 

O único caso de conflito deste sábado, em Sorocaba, após a vitória da seleção brasileira, foi registrado no Parque São Bento, segundo a PM. Em outros lugares houve concentração de pessoas e comemorações, mas sem incidentes graves. 
 

Postar um comentário

0 Comentários