74% das ligações ao 190 são descartadas

Trotes, pedido de informações de outros órgãos e até desabafos estão entre as chamadas à Polícia Militar





André Moraesandre.moraes@ jcruzeiro.com.br

A maior parte das ligações recebidas pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de Sorocaba e região são referentes a assuntos que não competem à corporação. De acordo com um levantamento feito pelo Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), 74% das 1.126.800 ligações recebidas no ano passado pelo 190 eram para pedidos de informações de outros órgãos, trotes e até mesmo desabafos e tentativas de bate-papo. Diante disso, apenas 26% das solicitações geraram ocorrências policiais, em que viaturas tiveram que ser designadas para irem até o local onde estava ocorrendo algum tipo de crime.

O Copom de Sorocaba atende as ligações feitas ao 190 na cidade e mais nove municípios da região: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Iperó, Itu, Mairinque, Salto, São Roque e Votorantim.

O levantamento feito pelo capitão Douglas mostra que grande parte das ligações efetuadas ao 190 acabam sendo perdidas, já que as pessoas do outro lado da linha desligam antes de o atendente conseguir reunir informações sobre o motivo da procura pelo serviço. "Acontece de pessoas ligarem para fazer pressão a um parente, por exemplo, dizendo que vai ligar para a Polícia e depois desliga. Mas quando a pessoa disca o 190 e indica a entrada da ligação no PABX, ele já registra", relata. No ano passado, o Copom recebeu 1.126.800 ligações, sendo que destas, 338.400 (30%) foram abandonadas.

Isso mostra que os atendentes do Copom conseguiram, realmente, conversar com os cidadãos que discaram o 190 em 70% dos casos, atingindo 788.760 ligações atendidas. Dentre esse total, 409.884 eram pedidos de informações que não são de competência da Polícia Militar, como solicitações que deveriam ser feitas a outros órgãos ou até mesmo desabafos e pedidos inusitados. "Tem gente que liga perguntando como desbloquear o celular, perguntando o número do táxi, e até uma pessoa que ligou pedindo uma viatura, porque precisava levar o pai no médico. Pode parecer piada, mas recebemos ligações desse tipo", conta o chefe do Copom. Já que todas as ligações ao 190 são identificadas e gravadas, ele mostrou uma gravação à reportagem em que uma mulher ligou para o Copom pois havia deixado o portão de sua casa aberto e estava com medo de ir fechá-lo. O atendente passou para o superior, que ficou na linha com a mulher enquanto ela ia fechar o portão. Ela se mostrava bastante desesperada e com medo durante a ligação.


Trotes


O capitão Douglas também chamou a atenção para o número de trotes feitos ao serviço de atendimento de ocorrências da PM, que deveria ser destinado para casos de emergência que ofereçam riscos à vida das pessoas e outros tipos de crimes. A PM recebeu um total de 78.876 trotes no ano passado. O chefe do Copom relata que é muito comum crianças utilizarem o celular para passar trotes ao 190. "Aí a gente, quando pode, dá uma ligada para o pai e mãe para avisar. Já aconteceu de a gente ligar de volta, falar que é da Polícia e a mãe desligar o telefone e não atender mais", afirma. Ele mostrou outra gravação à reportagem, ocorrida em junho de 2013, em que um homem ligou ao número do Copom e ficou por mais de 2 minutos dizendo para a atendente que estava ocorrendo um roubo no estabelecimento comercial vizinho do dele na avenida General Carneiro. Quando a viatura foi ao local, notou que se tratava de um trote. "É difícil de acontecer casos como esse, mas acontecem", diz.

Já o total de casos em que, realmente, uma atuação da Polícia Militar foi necessária e efetuada foi de 300 mil, segundo os dados do Copom. O capitão Douglas considera que esse número é pouco, diante do de ligações efetuadas ao 190, e lamenta que isso ainda seja uma realidade nos trabalhos do Copom. Segundo ele, isso acaba ocorrendo pela falta de conscientização das pessoas que se utilizam do 190, ao não entenderem que o número só deve ser discado em casos de real emergência criminal. "Quando o cidadão liga para cá ele segura uma linha, por isso nosso atendimento tem que ser o mais breve possível. Tem gente que liga aqui e fica perguntando várias coisas. Tem situações que o atendente precisa dizer que não é uma situação da Polícia Militar, mas a pessoa liga mesmo assim. Às vezes a pessoa fica querendo discutir sobre problemas, num desabafo mesmo, mas isso acaba tomando muito tempo da gente", ressalta.
 Ligações ao 190 de Sorocaba e região em 2013


Ligações recebidas: 1.126.800

Ligações atendidas: 788.760

Ligações abandonadas: 338.040

Ligações com pedidos que não competem à PM: 409.884

Ligações com ocorrências geradas: 300.000

Trotes: 78.876

Fonte: Polícia Militar

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