Número de estupros cai 50% no 1º semestre

Após dois meses atípicos, casos de homicídios dolosos também têm redução acentuada





Amilton Lourenço

amilton.lourenco@jcruzeiro.com.br

O número de estupros caiu em Sorocaba no primeiro semestre de 2013, de acordo com dados apresentados ontem pela Secretaria estadual de Segurança Pública. Nos seis primeiros meses do ano, foram registrados 61 casos, enquanto que em 2013, no mesmo período, foram registradas 121 ocorrências. De acordo com os dados estatísticos, no mês de junho, também houve queda significativa (mais de 100%) no número de homicídios dolosos - foram 2 casos registrados contra 5 ocorrências em maio. Os números são bem inferiores aos registrados em março (14 casos) e abril (14 casos), meses considerados atípicos pela Delegacia Seccional de Sorocaba.

Para a delegada assistente da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Sílvia Eumara Monteiro, a queda é resultado do aumento no número de denúncias e casos elucidados na cidade. Além também, do apoio da polícia em campanhas de orientações.

"Antes muitas mulheres tinham vergonha ou às vezes medo em denunciar, o que não favorecia no trabalho de investigação e combate a esse tipo de crime", afirma a delegada.

A delegada salienta que outra razão para a queda do número de estupros é a mudança na legislação. "Atualmente, as penas para quem comete estupro são pesadas. Um acusado por estupro pode receber a pena de 6 a 10 anos de detenção em casos de estupro em vítimas acima de 18 anos. Se a vítima for menor de 18 e maior de 14 anos, a pena alterna de 8 a 12 anos e em vítimas menores de 14 anos, a pena é de 8 a 15 anos de detenção", explica Sílvia Monteiro.

Em casos de denúncia de estupro, a vítima pode procurar a DDM ou ligar 190 para que a Polícia Militar vá até o local e registre a ocorrência, conduzindo a vítima até a delegacia.


Outros crimes


Os dados estatísticos apontam que os números de outros tipos como roubo (diversos), roubo de veículos, furto (diversos) e furtos de veículos se mantiveram estáveis. Chama a atenção, a redução do número de registros de homicídios dolosos nos meses de maio e junho após um período considerado crítico nos meses de março e abril. Em março e abril foram registrados 28 casos. Em maio e junho foram apenas 7. Embora os números estatísticos sejam referentes apenas ao primeiro semestre de 2014, o delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, informou na tarde de ontem, que a tendência de queda se manteve também no mês de julho. "O mês ainda não terminou, mas até hoje (ontem) registramos apenas dois casos, número bem inferior média mensal de Sorocaba, que é de 5 a 6 casos por mês", disse o delegado.

"Nosso objetivo é reduzir mês a mês esse número até o final do ano, para recuperar os dados considerados atípicos, que foram registrados entre março e abril", complementou o delegado.

Carriel também comemora a estabilidade registrada em outros tipos de crimes. O número de furtos, por exemplo, apresentou ligeira queda de 2% no primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado - foram 3.953 casos (em 2014) contra 4.036 em 2013. Já os furtos de veículos aumentaram 2,58%, com o registro de 1389 casos em 2014 contra 1354 em 2013.

"São dois tipos de crimes que não são fáceis de combater, principalmente, em função de novas legislações. Antes, se o bandido era flagrado furtando um carro, ele era indiciado e permanecia preso. Hoje, se for (réu) primário, o autor do crime pode sair mediante pagamento de fiança. A maioria deixa a delegacia pela manhã e volta a furtar no período da tarde, aumentando as estatísticas", disse Carriel, que por outro lado elogiou a nova Lei dos Desmanches: "A médio prazo essa lei será nossa aliada, já que estabelecimentos ilegais, que compram peças roubadas vão deixar de existir. Se a ladrão não tem para quem vender, certamente o número de furtos e roubos de veículos será reduzido", argumentou.

Postar um comentário

0 Comentários