TRE mantém cassação de prefeito, vice-prefeito e vereadores de Indiana


a Agência Brasil
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manteve esta semana a cassação do prefeito e do vice-prefeito do município paulista de Indiana por distribuírem vales para eleitores nas eleições de 2012. Além deles, três vereadores perderam o mandato por abuso de poder econômico e um deles também por compra de voto. O julgamento ocorreu na última quinta-feira (24).
De acordo o TRE, ficou comprovado que o prefeito Antonio Poleto, o vice-prefeito Sergio Previato, e os vereadores Carlos Eduardo da Silva Lopes, Marcos Aurélio Fontolan e Marcelo Zaneti autorizavam, por meio da Assistência Social do município, a emissão de vales que eram distribuídos a cidadãos em troca do apoio político.
“Os vales eram trocados por diversos produtos em um supermercado local. Os eleitores obtinham também autorizações verbais destes políticos para o custeio dos seus medicamentos. Eles se dirigiam ao posto da Assistência Social no município munidos da receita médica correspondente”, de acordo com o TRE.
Segundo o procurador regional eleitoral em São Paulo, André de Carvalho Ramos, os benefícios foram concedidos com o dinheiro público e configuram abuso de poder econômico. “Houve extensa produção de provas que servem de base consistente para sustentar as condenações pelo abuso do poder econômico, entrelaçado com o abuso de poder político, além da captação ilícita de sufrágio”, listou.

Postar um comentário

0 Comentários