Retração da economia poderá afetar emprego em Sorocaba no 2º semestre

Cidade tem vantagens, como diversificação industrial, mas cenário para os próximos meses é preocupante


Anderson Oliveira
anderson.oliveira@jcruzeiro.com.br 

A retração de 0,6 no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, no segundo trimestre, foi puxada, entre outros fatores, pela queda de 1,5% do PIB da indústria em geral. O subsetor de indústria de transformação, que possui o maior peso na economia de Sorocaba registrou queda ainda maior, de 2,4%. O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Sorocaba aponta que o cenário regional é de cautela. A tendência de queda é preocupante e pode ter reflexos no emprego local, caso não ocorra melhora no segundo semestre, avalia o economista e professor da Universidade de Sorocaba (Uniso), Marcos Canhada 

"Nós já vínhamos em uma tendência de não crescimento, o que já era preocupante. É preciso ter produção sempre crescente, para manter emprego", avalia diz Canhada. Segundo ele, a queda representa um cenário de recessão, uma vez que ocorre pelo segundo trimestre consecutivo. A falta de investimentos do setor, causada pelas altas taxas de juros, é o que reflete no número negativo, ressalta o economista. 

Para o vice-diretor do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o cenário entre as empresas de Sorocaba ainda não é tão preocupante quanto o nacional. Porém, ele diz que é preciso ter cautela. "Sorocaba não está uma maravilha, não está fantástico, estamos com algumas vantagens comparando-se com o cenário nacional. Mas até quando vamos aguentar?", questiona. 

Conforme o representante do Ciesp, as empresas do setor automotivo, presentes em peso na cidade, passam por maiores dificuldades. "Quanto à cadeia automotiva, todas elas estão tendo dificuldades sim, diminuindo, colocando férias coletivas, principalmente as maiores", revela Syllos. 

O vice-diretor do Ciesp Sorocaba aponta que a diversificação da economia local é que tem privilegiado Sorocaba, em face da recessão técnica que atinge o País. "Por enquanto, aqui é uma marolinha ainda. Fruto de empresas que vieram para cá", diz. Para ele, a diversificação da economia local, com outros segmentos como a de eletroeletrônicos e de energia eólica, faz com que Sorocaba tenha um diferencial. "Isso dá um balanceamento e faz com que o número negativo no cenário nacional não chegue em Sorocaba." 

Cenário melhor 

O economista Marcos Canhada alerta que, se persistir a queda no PIB e nos investimentos da indústria de transformação, o cenário será desastroso para os próximos meses. Porém, ele observa que existe maior inserção de dinheiro no segundo semestre, com o pagamento do 13º salário e o consumo estimulado pelas festas de fim de ano. "O consumo vai aumentar, mas continuamos com um problema sério, que é o investimento desestimulado nas empresas, por falta de estímulos do governo e dos juros altos", considera.

Postar um comentário

0 Comentários