RodapéNews - Edição de 30 de outubro de 2014

Outlook.com Exibição Ativa
Rogério Correia denuncia golpe da Veja e defende a regulação dos meios de comunicação
Durante o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 28 de outubro de 2014, terça-feira, o deputado estadual Rogério Correia (PT) denunciou o golpe da revista Veja às vésperas das…
00:02:40
Adicionado em 28/10/2014
1.900 exibições

DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA ERA PRA ONTEM 

ALI KAMEL, DIRETOR EXECUTIVO DA GLOBO,  CRITICA FOLHA E COLUNISTA DO JORNAL QUE ACUSOU GLOBO DE "AMARELAR" NO GOLPE MIDIÁTICO CONTRA DILMA
Carta Capital
Caso Youssef indispõe Folha e Globo
Diretor da Globo, Ali Kamel afirma que emissora não conseguiu confirmar denúncias de "Veja" e classifica reportagem da "Folha" como "distorcida"
A reportagem publicada pela revista Veja na quinta-feira 23, na qual constava a acusação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta reeleita Dilma Rousseff (PT) sabiam do esquema de corrupção na Petrobras, provocou uma indisposição entre a Folha de S.Paulo e a TV Globo.
No domingo 26, o colunista Nelson de Sá publicou na Folha uma análise sobre o comportamento da emissora na qual destaca o fato de a Globo não ter repercutido a capa de Veja no dia seguinte à publicação da reportagem, a sexta-feira 24. O colunista lembra que a capa da revista Veja só apareceu no Jornal Nacional, o carro-chefe do jornalismo global, após o protesto da União da Juventude Socialista (UJS), entidade ligada ao PCdoB, em frente ao prédio da editora Abril, em São Paulo. O JN deu a notícia no contexto de que as pichações na sede da editora que publica Veja consistiam ataque à liberdade de imprensa. Para a Sá, o fato de a Globo não ter repercutido a capa de Veja e não ter colocado em seus programas jornalísticos o conteúdo do último debate entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) seria uma indicação de que a Globo estava com "medo"

Folha - Painel do Leitor - 27/10/2014
Diretor da Globo critica análise de Nelson de Sá
Nelson de Sá, em sua "análise" intitulada Globo toca no assunto apenas no sábado, talvez por medo, mostra do que é capaz um jornalista movido por preconceitos. A Globo não tem medo de nada. Não faz política, faz jornalismo. A própria Folha reconheceu isso, por meio de outros articulistas, ao elogiar as entrevistas que a emissora fez com todos os candidatos: pelo equilíbrio e consistência delas e porque as perguntas eram as que tinham de ser feitas, sem que os entrevistadores deixassem que os candidatos tergiversassem. A Globo segue seus princípios editoriais disponíveis para leitura em todos os seus sites. No capítulo da isenção, letra "Z", diz claramente que só repercute denúncias de outros veículos se puder confirmá-las por meios próprios. Ou se outros fatos de grande impacto advierem delas. Foi o que aconteceu. Na sexta, não confirmou com suas fontes o sentido do que fora publicado por "Veja". E, por isso, não publicou o assunto. Da mesma forma, não confirmou a manchete da Folha de sábado, porque nossas fontes a classificaram de distorcida. Mas o ataque ao prédio da Editora Abril, um ataque à liberdade de imprensa, não poderia ser ignorado. E ao ser noticiado, era preciso explicar que ele fora motivado por uma reportagem, sem endossá-la. Isso foi feito em matéria equilibrada, como regem os nossos princípios. Ao confundir equilíbrio com medo, Nelson de Sá talvez se valha da própria experiência nos jornais em que trabalha ou trabalhou. Ou, quem sabe, ele confunda irresponsabilidade com desassombro. A Globo não se pauta pelo que acham dela. Mas pelos princípios do bom jornalismo.
ALI KAMEL, diretor de jornalismo e esporte da TV Globo - RIO DE JANEIRO, RJ

DEPUTADO ESTADUAL ROGÉRIO CORREIA (PT-MG) DENUNCIA GOLPE MIDIÁTICO DE VEJA E DIZ QUE AÉCIO COMPROU INSTITUTO SENSUS PARA FAZER PESQUISAS FALSAS
Youtube
Rogério Correia denuncia Veja Bandida e pede a regulação dos meios de comunicação
Duração: 2m39s

PÓS-ELEIÇÃO

SENADOR ALOYSIO NUNES (PSDB-SP),  PITBULL TUCANO E VISIVELMENTE TRANSTORNADO PELA DERROTA, RECUSA DIÁLOGO PROPOSTO DILMA 

NESTA ENTREVISTA AO ZERO HORA, UMA SEMANA ANTES DO 2º TURNO, ALOYSIO TINHA A CERTEZA DA VITÓRIA DO PSDB

Zero Hora - 20/10/2014 - Segunda-feira - Uma semana antes do 2º turno
"PT está no rumo de derrota acachapante", diz Aloysio Nunes, vice de Aécio
Ex-ministro concorre ao segundo posto político mais importante do país

Quais as razões para esta convicção? 
  1. Aloysio tinha conhecimento prévio da "bala de prata" de Veja na 5ª, explorada pelo PSDB de Norte a Sul do País, mostrando uma sintonia do partido com a revista e que determinante para a vitória de Aécio? 
  2. Aloysio queria criar um clima emocional do "já ganhou" provocando a migração dos votos dos indecisos para Aécio;
  3. Aloysio Nunes e Fundação Cobra Coral desenvolveram um processo de mentalização coletiva que provocaria uma "chuva de votos" em Aécio, com o eleitor mudando seu voto em cima da hora como aconteceu com José Sarney que, embora adesivado com o 13, apertou o 45;
  4. Conhecimento de pesquisas internas, que embora sabidamente falsas, indicavam a vitória de Aécio por grande diferença de votos;
  5. Nenhuma das alternativas anteriores.
ACUSAÇÕES DE ALOYSIO SÃO REBATIDAS PELO SENADOR HUMBERTO COSTA (PSDB-PE)
Jornal da Globo - 29/10/2014
Aloysio Nunes Ferreira diz que não aceita proposta de diálogo de Dilma
Na tribuna, o senador falou sobre a necessidade de se investigar a corrupção e reclamou dos ataques sofridos dentro das redes sociais

TESTEMUNHA DA SIEMENS CITOU VÁRIOS TUCANOS DE ALTA PLUMAGEM, ENTRE OS QUAIS ALOYSIO NUNES, SUSPEITOS DE INTEGRARAM O CARTEL DE CORRUPÇÃO DE TRENS EM SP E DE SE BENEFICIAREM DO CAIXA 2 MONTADO PELA MULTINACIONAL ALEMÃ
Estadão - 21/11/2013
Ex-diretor da Siemens aponta caixa 2 de PSDB e DEM e cita propina a deputados
Em relatório entregue no dia 17 de abril ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer afirma dispor de "documentos que provam a existência de um forte esquema de corrupção no Estado de São Paulo durante os governos (Mário) Covas, (Geraldo) Alckmin e (José) Serra, e que tinha como objetivo principal o abastecimento do caixa 2 do PSDB e do DEM".
O documento faz menção ao senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e aos secretários estaduais José Aníbal (Energia), Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Econômico)

EXPLICAÇÕES DO PSDB PARA A DERROTA SURPREENDEM PELA FALTA DE SENSO CRÍTICO
Folha - 30/10/2014
Arrogância na derrota - por Rogério Gentile
SÃO PAULO - Após uma eleição esquizofrênica em que o governo o tempo todo prometeu mudanças ("mais mudanças") e a oposição ficou repetindo que ia manter isso ou aquilo, as explicações do PSDB para a derrota de domingo surpreendem pela falta de senso crítico.
Os tucanos até agora formularam duas grandes justificativas complementares. A primeira, expressa por FHC, atribui o resultado ao tom agressivo da campanha de Dilma, como se isso tivesse sido uma prerrogativa do PT. Não foi, obviamente.
O PSDB também bateu duro nos adversários. A diferença é que Aécio, embora político com muito mais traquejo do que Dilma, caiu na armadilha presidencial. A petista atacava o tucano no debate da Bandeirantes, citava seus familiares, quando o ex-governador levantou o dedo e lascou um "leviana", achando que poderia repetir com a presidente a mesma virulência que usara no primeiro turno com Luciana Genro. Não podia.
Muito bem explorado pelo PT e por Lula nos palanques, o adjetivo voltou-se contra Aécio como um bumerangue. O candidato, que estava numericamente à frente de Dilma nas pesquisas, começou a perder apoio de parte do eleitorado, sobretudo o feminino, o que lhe foi fatal.
A segunda explicação do PSDB para a derrota beira a arrogância, a mesma que motivou tucanos, duas semanas antes da eleição, a tratarem da montagem do eventual governo Aécio como se a vitória fosse apenas uma questão de tempo. Não era.
Desde domingo, aliados de Aécio reclamam que "Minas falhou com um grande estadista" e que os "mineiros não quiseram ter um presidente na linha de JK". O PSDB, que esperava obter 2 milhões de votos a mais do que Dilma no Estado, perdeu em 608 das 835 cidades, em várias delas por mais de 80% dos votos.
Ou seja, para os tucanos, a derrota não foi motivada por erros do candidato ou do partido, tampouco ocorreu por mérito da adversária. A culpa, ora bolas, é do eleitor.

AÉCIO SE COLOCA COMO GRANDE LÍDER DA OPOSIÇÃO E SE LANÇA COMO PRÉ-CANDIDATO PARA 2018
Folha - 30/10/2014
Vídeo - Aécio volta à cena e se coloca como líder da oposição
Depois de um pronunciamento tímido minutos após ser oficialmente informado de sua derrota, o candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, publicou um vídeo (assista abaixo) nas redes sociais em que agradece os votos que recebeu.
Na mensagem, o tucano diz que vai fiscalizar o governo eleito e que a "força" que adquiriu na disputa é "que vai levar o Brasil à verdadeira mudança".
A fala foi interpretada por aliados como uma forma de Aécio se colocar como protagonista da oposição ao governo Dilma Rousseff (PT) e, principalmente, marcar posição no debate interno sobre a disputa ao Planalto em 2018

"VEJA BANDIDA" E GOLPE MIDIÁTICO
Viomundo
CartaCapital: Depoimento de doleiro foi “retificado” antes de acabar em revista; “Veja bandida” tentou golpe, diz deputado

VOTOS SURRUPIADOS EM SP
CA
Como a Veja surrupiou  oito pontos da Dilma em SP
O Jornal Nacional conferiu veracidade ao que o eleitor tinha visto nas redes sociais

CAMPANHA DE AÉCIO USOU PESQUISA FALSA DO INSTITUTO VERITÁ
Folha - 30/10/2014
Campanha de Aécio usou pesquisa com dados enganosos
Levantamento do instituto Veritá na reta final mostrou o tucano 14 pontos à frente de Dilma em Minas Gerais
Informações de uma pesquisa de intenção de voto do instituto Veritá usadas na propaganda de segundo turno do tucano Aécio Neves são comprovadamente enganosas.
Quem confirma é o próprio dono do instituto que fez o levantamento, Adriano Silvoni. E também o estatístico responsável pelas pesquisas do Veritá, Leonard de Assis

ALÉM DE AÉCIO, LULA E MARINA SÃO POTENCIAIS CANDIDATOS EM 2018
Estadão - 30/12/2014
Redes sociais dão a largada para a eleição de 2018

JOSÉ SARNEY, ADESIVADO COM O 13, FOI DE 45
iG
Imagens aproximadas mostram que o senador apertou os números 4 e 5, mesmo com adesivos da presidente Dilma
Um vídeo da TV Amapá que circula nas redes sociais mostra que o senador José Sarney (PMDB-AP), teria votado no candidato Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da disputa presidencial mais disputada da história.
Imagens aproximadas mostram que o senador apertou os números 4 e 5, mesmo trajando um terno com adesivos da candidata do PT, Dilma Rousseff

DESAPARELHAMENTO DO MINISTÉRIO DO ESPORTE JÁ E APROVAÇÃO DA LEI DE RESPONSABILIDADE DO ESPORTE SEM CONCESSÕES ESPÚRIAS
Folha - 30/12/2014
Mudar de fato - por Juca Kfouri
Para mudar de fato, mas de fato mesmo, a presidenta reeleita terá de fazer rupturas, sem conciliar ou fechar os olhos ao atraso estarrecedor da cartolagem predatória, corrupta e corruptora que nos assola desde o século passado.
A começar pelo desaparelhamento do Ministério do Esporte que pouco avançou nesses 12 anos, embora pudesse ter avançado muito mais.
Entidades jovens que reúnem o que há de melhor no esporte brasileiro, como os Atletas pelo Brasil e o Bom Senso F.C., precisam ser atendidas em suas reivindicações para, enfim, introduzir o Brasil no mundo esportivo moderno, sem o que marcaremos passo mais quatro anos.
O primeiro passo pode ser dado já, ainda no fim da primeira gestão dilmista: não aprovar a lei da responsabilidade do esporte com contrabandos ou concessões espúrias.
Vai, presidenta!

DESCOBERTO UM DOS GRANDES BOATEIROS DAS ELEIÇÕES: ROMEU TUMA JÚNIOR
Mosaico Político
Secretário de Justiça de Lula foi multiplicador de ataques ao PT
O ex-delegado Romeu Tuma Júnior – que, em livro, acusou o governo petista de cometer “assassinatos de reputação” – foi, na avaliação de especialistas, um grande multiplicador de notícias contrárias, insinuações e informações equivocadas contra a campanha do PT, às vésperas do segundo turno

FALTA D'ÁGUA EM SP

OMISSO E NEGLIGENTE PARA MINORAR EFEITOS DA CRISE HÍDRICA, ALCKMIN PEDE AJUDA, APENAS AGORA, AO GOVERNO FEDERAL
Estadão - 30/12/2014
Alckmin pede ajuda a Dilma contra crise hídrica e quer zerar imposto da Sabesp
Entre as propostas defendidas pelo governador estão a desoneração do setor de saneamento e uso prioritário
da Bacia do Rio Paraíba do Sul para abastecimento humano; ele ainda retomou crítica à liberação de água da Jaguari para usina

CPI SABESP QUER SABER QUE PRESSIONOU PRESIDENTE DA EMPRESA E CRECHES INFANTIS NA CIDADE DE SÃO PAULO SÃO AFETADAS PELA FALTA D'ÁGUA
Estadão - 30/10/2014
  • CPI pressiona presidente da Sabesp
Câmara Municipal e Assembleia Legislativa pedem que Dilma Pena revele quem a orientou a não informar a população sobre a crise
  • Falta de água afetas creches infantis de SP
Unidades tiveram de dispensar alunos, comprar galões e até mesmo contratar caminhões-pipa

Uol
CPI quer saber quem barrou alertas da Sabesp sobre crise em SP
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) vai pedir para que a presidente da companhia, Dilma Pena, informe quem foi o superior que a orientou a não informar à população sobre a crise hídrica em São Paulo e também para que o Ministério Público Estadual (MPE) investigue a dirigente por prevaricação e improbidade administrativa.
O primeiro pedido foi feito pelo vereador Laércio Benko (PHS), presidente da comissão. Já o ofício à Promotoria será encaminhado pelo relator da CPI, Nelo Rodolfo (PMDB)

FALTA D'ÁGUA É DECORRENTE DE "MANOBRAS NOTURNAS DE PRESSÃO", INFORMA SABESP
Agora 
Instituto aponta 180 áreas com risco de falta de água
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) divulgou o mapeamento de 180 pontos da capital e da Grande São Paulo onde há mais risco de falta de água por causa de manobras noturnas na pressão, realizadas nos últimos meses pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para minimizar a crise de abastecimento.
Segundo o instituto, os dados foram pedidos à Sabesp por meio da Lei de Acesso à Informação.
O Idec diz ainda que, como a empresa não cumpriu o prazo para a entrega das informações, acionou o Ministério Público e o Procon. Na sexta-feira, o mapeamento foi entregue

NO LUGAR DA ÁGUA SURGE O PASTO NA REPRESA GUARAPIRANGA, JÁ COMPROMETIDA PELA POLUIÇÃO E DESMATAMENTO
Bom Dia, SP - 29/10/2014
Especialista explica a situação atual dos sistemas Billings e de Guarapiranga

CALAMIDADE PÚBLICA EM ITU (SP) PODE OCORRER EM OUTRAS CIDADES
Bom Dia, Brasil - 30/10/2014
Vídeo - Defesa Civil faz operação de guerra contra falta d'água em Itu (SP)

TURISMO PREJUDICADO NO CIRCUITO DAS ÁGUAS EM SP (SERRA NEGRA, SOCORRO, ÁGUAS DE LINDOIA, ...)
Bom Dia, Brasil - 30/10/2014
Seca limita os passeios do Circuito das Águas (SP)

OUTRAS NOTÍCIAS DE SP

CONSTRUÇÃO DA LINHA 4 AMARELA, DO METRÔ, TEM IRREGULARIDADES

CONSTRUTORA ISOLUX-CORSAN, EMPRESA RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DA LINHA 4 - AMARELA, DO METRÔ, ENFRENTA PROBLEMAS FINANCEIROS 
G1 / SPTV
Energia é cortada em obra da Linha 4 do Metrô por falta de pagamento
Conta de luz ficou 3 meses sem pagamento na Estação Oscar Freire.
Valor da dívida era de R$ 7.096,00; de tarde, a luz foi religada
A empresa que está devendo é a Isolux-Corsan, que foi contratada pelo Metrô para fazer as obras das cinco estações que ainda não foram entregues da Linha 4-Amarela. O valor do contrato das obras é de R$ 386.254.033,00

CRIME AMBIENTAL PRATICADO PELO METRÔ
G1 / Bom Dia, SP
MP investiga aterro que recebe terra de obras da Linha 4 do Metrô
Inspeção encontrou despejo de terra em área de preservação ambiental.
Vizinho da área disse que sofre com deslizamentos há três anos

ACHAQUES A COMERCIANTES DECORRENTES DA 'CPI DOS ALVARÁS" NA CIDADE DE SÃO PAULO

FISCAIS QUE ATUAVAM NA CPI, LIGADOS AOS VEREADORES EDUARDO TUMA (PSDB) E ADILSON AMADEU (PTB), SÃO ALVO DE INVESTIGAÇÃO
Estadão
Promotoria ouvirá dono de bar sobre achaque
Alvo inicial das investigações serão fiscais; CPI foi prorrogada sem aval do plenário

VEREADORES TUMA E AMADEU NEGAM PARTICIPAÇÃO NO ESQUEMA DE ACHAQUES
Bom Dia, SP - 30/10/2014
Vídeo - Vereador fala sobre denúncia de esquema de corrupção em CPI dos Alvarás

USO DE BALA DE BORRACHA PELA POLÍCIA MILITAR (PM) DE SP CONTRA MANIFESTANTES

VETADA JUDICIALMENTE, PM VAI RECORRER DA DECISÃO
Estadão
Juiz veta uso de bala de borracha em ato
Magistrado dá 30 dias para a PM apresentar plano de ação para atuar em protestos só com munição química; corporação vai recorrer

RELIGIÃO

PAPA NOMEIA BISPO PROGRESSISTA PARA SANTO AMARO, BAIRRO DA ZONA SUL DE SÃO PAULO, REDUTO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA
Estadão - 30/10/2014
Papa nomeia novo bispo para Santo Amaro
SÃO PAULO - O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 29, o bispo de Blumenau (SC), d. José Negri, como coadjutor da Diocese de Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Isso significa que será o sucessor de d. Fernando Figueiredo - que completa 75 anos em 1.º de dezembro e, portanto, deve renunciar e tornar-se bispo emérito.
Considerado progressista - e com intensa atuação pastoral -, d. José terá pela frente uma diocese em que se destaca o famoso padre Marcelo Rossi, ligado ao movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) - fortemente espiritualizado e de linha conservadora

INTERNACIONAL

ERROS DOS EUA NO VIETNÃ PODEM SER REPETIR COM ESTADO ISLÂMICO
Estadão - 30/10/2014
Os erros no Vietnã e o risco de repeti-los com o Estado Islâmico - por Thomas L. Friedman
Sírios e iraquianos que se submetem aos jihadistas fazem isso para evitar opressão xiita

ESPORTES

MELHORES MOMENTOS


Postar um comentário

0 Comentários