#SalaSocial: Destino de Lobão e eleições no Brasil dominam Twitter mundial

new caption
Minutos após o discurso de Dilma Rousseff (PT) como presidente reeleita do país neste domingo, quatro dos dez assuntos mais comentados no Twitter em todo o planeta se referiam às eleições brasileiras.
O ranking dos principais assuntos trazia, em primeiro lugar, a hashtag "#RIPBrasil" (a sigla significa "rest in peace", ou "descanse em paz"). Os principais comentários eram de eleitores de Aécio Neves (PSDB) frustrados com a derrota.
"#SouDoNordesteMesmoEComOrgulho" estava no terceiro lugar da lista, e "#DilmaNovamente", no quarto.
Em sexto lugar, uma ironia: "Tchau Lobão", em referência ao cantor, que declarou que sairia do país caso a petista fosse reeleita.

Polarização

Segundo a rede social, entre meia-noite e 21h do domingo eleitoral foram publicadas 3 milhões de mensagens relacionadas às eleições - 400 mil a mais do que no primeiro turno.
A polarização entre Nordeste e Sudeste voltou a aparecer com intensidade semelhante à registrada na primeira etapa da disputa. Durante a contagem dos votos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), além de "SouDoNordesteMesmoEComOrgulho", o tópico "RJ e MG" chegou ao topo dos assuntos mais comentados no Twitter brasileiro.
Os internautas se referiam à vitória da petista nos dois Estados do Sudeste. Além de Minas e Rio, Dilma Rousseff venceu em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraiba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Amapá, Paraíba, Tocantins, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Já Aécio ganhou em São Paulo, Espírito Santo, Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Ainda assim, memes criados por anônimos mostravam mapas do Brasil sem as regiões Norte e Nordeste. Como resposta, outros usuários relacionavam imagens de Tiririca, um dos deputados federais mais votados de São Paulo, ao eleitorado paulistano.

Tchau, Lobão

As piadas com o músico Lobão foram as que mais geraram memes na rede.
"Se é para o bem dos bons e desespero total do PT, diga ao povo que fico", escreveu o cantor, como resposta às piadas, que chegaram a colocar seu nome como o terceiro assunto mais comentado na rede.
"Dilma está reeleita, grande tragédia para o Brasil. Agora estamos mais fortes, mais articulados e mais numerosos. Nasce uma verdadeira oposição no Brasil e ninguém arredará pé daqui. Esse país também é nosso e ficaremos firmes e fortes para lutar por ele. Vamos em frente", completou o músico.
No Facebook, internautas criaram o evento "Festa de despedida do Lobão", que reuniu 157 mil pessoas. Numa enquete criada dentro da página, os usuários da rede social foram convidados a votar em qual deveria ser o novo país do músico.
O campeão de votos foi Cuba.

Postar um comentário

0 Comentários