Sorocaba inaugura gabinete metropolitano de segurança

Secretário de Estado é aguardado em solenidade no Parque Tecnológico
Adriane Mendes
adriane.mendes@jcruzeiro.com.br

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), Fernando Grella Vieira, e o subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, estarão hoje na cidade para a implantação do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A solenidade está marcada para às 10h, no auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba. A instalação do Gabinete Metropolitano contempla ações da SSP, e da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, no sentido de implementar o Sistema Integrado de Comando e Controle Metropolitano (SICCM).
Dos 79 municípios abrangidos pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-7), 26 fazem parte da RMS, e pertencem às Seccionais de Sorocaba e Itapetininga, embora a cidade de Itapetininga não esteja inserida. As 26 cidades que compõem a RMS são: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Responsáveis pelo desenvolvimento de planos integrados de segurança visando reduzir a criminalidade, os Gabinetes são constituídos por prefeitos representantes das respectivas unidades regionais, bem como por integrantes das polícias Civil, Militar e Federal, além do Poder Judiciário, do Ministério Público e representantes da sociedade civil. O Gamesp local é o sexto do Estado a ser implantado.
Criados a partir de resoluções conjuntas entre a SSP e a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano (SDM), o primeiro Gabinete instalado foi na Região Metropolitana de Campinas, em fevereiro de 2013, e em maio daquele mesmo ano foi também criado o Gamesp para as 39 cidades da região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. Em julho de 2013 foi implantado o da Baixada Santista e Vale do Ribeira. O Gabinete do Aglomeração Urbana de Jundiaí e o da Grande São Paulo foram criados em setembro do ano passado.

Desafios

Reconhecido pela própria Secretaria de Segurança Pública como uma das principais ferramentas para combater a criminalidade, o serviço de videomonitoramento é uma das aspirações da RMS, por meio do Detecta, sistema inteligente de monitoramento de crimes do Estado de São Paulo, e cuja ferramenta é utilizada há sete anos pela polícia de Nova Iorque.

Conforme declaração anterior do próprio secretário Fernando Grella, contida no site da SSP, "o sistema representa o uso da tecnologia não só na prevenção criminal, mas na produção de provas. Hoje, muitas provas são obtidas com o uso de imagens".
O delegado de polícia Júlio Gustavo Vieira Guebert, diretor do Deinter-7, também vê na implantação do Detecta um dos instrumentos fundamentais para auxiliar o trabalho policial no combate ao crime. Dentro da RMS, o Deinter-7 possui 58 unidades policiais e 826 funcionários, incluindo todas as carreiras.

Postar um comentário

0 Comentários