Sorocaba:Número de homicídios cresce 35%, revela estatística da SSP

O número de vítimas, que engloba mortes no trânsito, subiu 60,7%
Carolina Santana
carolina.santana@jcruzeiro.com.br

Com 73 ocorrências e somando 90 mortes, os homicídios dolosos em Sorocaba, aqueles em que há a intenção de matar, cresceram 35,18% entre janeiro e outubro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O número de vítimas desse tipo de crime, que engloba também mortes em acidentes de trânsito, subiu 60,7%. No ano passado, os dados estatísticos sobre a criminalidade em Sorocaba mostravam que nos primeiros dez meses, eram registrados 54 homicídios dolosos com 56 vítimas. 

Os números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) mostram ainda que enquanto os furtos de veículos reduziram 6,75% em Sorocaba, os roubos de veículos (praticados com violência) tiveram aumento de 14,36% entre janeiro e outubro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 820 casos de roubos a veículos, contra 717 registros feitos no mesmo período de 2013. Já os furtos de veículos caíram de 2.354 casos registrados nos dez primeiros meses do ano passado para atuais 2.195 registros. Nos roubos em geral (excetuando o de carros) registrou-se aumento de 20,5% com os casos passando de 1.760 para 2.121 casos neste ano. 

Coordenador operacional interino do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM-I), o capitão Fernando de Agrella, destaca que os dois tipos de crime, no comportamento mensal tiveram queda. No caso dos homicídios dolosos enquanto em setembro foram nove ocorrências com nove vítimas, em outubro foram sete casos e oito mortes. A queda mensal também foi registrada nos roubos de veículos passando de 95 para 74 roubos. 

No caso de furtos de veículos, as ocorrências registradas passaram de 212 em setembro para 181 em outubro. Agrella explica que a Polícia Militar trabalha no aspecto preventivo de ocorrências sempre tendo a redução como meta. Nos caso de roubos, diz o capitão, a facilidade do registro ser feito pela internet é um dos fatores que tem influenciado para o aumento do número apresentado no acumulado do ano (janeiro a outubro). Segundo ele, o registro de roubos a pedestres podem ser feitos pela internet e apesar do serviço já estar disponível há algum tempo, as vítimas estão descobrindo a possibilidade agora. 

Agrella afirma que a Polícia Militar faz operações e ações de repressão de acordo com as ocorrências. O capitão destaca ainda a sazonalidade de alguns crimes como furto e roubo. Ele lembra que no final do ano, por exemplo, as pessoas saem para fazer compras, uma quantidade maior de dinheiro circula na economia e a tendência é aumentar os registros de furtos e roubos. Outro exemplo dado pelo capitão é com relação às viagens de final de ano e o fato de muitas casas ficarem vazias. "Nós direcionamos nosso efetivo e nossas ações sabendo desse comportamento", pondera o capitão garantindo que nessa época a atenção policial é redobrada.

Postar um comentário

0 Comentários