1 em cada 4 escolas públicas de SP não tem média no Enem

Léo Arcoverde e Folha de S.Paulo

do Agora
Uma em cada quatro escolas públicas do Estado não atingiu a média obtida pelos colégios gratuitos do país no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013.
É o que apontam dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, divulgados ontem.
De acordo com o Inep, 349 (28%) das 1.329 escolas públicas do Estado que tiveram as notas calculadas atingiram uma nota abaixo dos 482,31 obtidos de média por todos colégios gratuitos do país.
Esse grupo de escolas abrange as redes federal, estadual e municipal, incluindo colégios técnicos, mas não engloba toda a rede pública de São Paulo.
Isso porque o Inep obedece a uma série de requisitos para calcular a média de uma escola, como a exigência de que metade dos alunos de cada uma delas participe do Enem.
Resposta
A Secretaria de Estado da Educação disse em nota que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação do desempenho do aluno, que participa voluntariamente da prova, e não tem como objetivo de avaliar sistemas de ensino.
De acordo com a pasta, no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) deste ano, São Paulo foi o segundo melhor Estado do país, atrás apenas de Goiás.
A Secretaria Municipal da Educação informou que vai apresentar e discutir com a rede uma nova proposta de organização curricular nas suas oito escolas de ensino médio.
O Ministério da Educação não se manifestou sobre o desempenho das escolas federais do Estado.

Postar um comentário

0 Comentários