Primeiro fim de semana do verão promete

Do Amapá ao Paraná, o sol forte e o calor prometem fazer a festa de quem já está ou vai passar o fim de semana nas praias, já esperando a virada para 2015.
O sol forte por muitas horas e a sensação térmica que deve passar dos 40°C vão agradar muitos e incomodar outros tantos. Será preciso redobrar a atenção com as crianças e pessoas idosas por causa do calor excessivo. Desidratação é um dos perigos do verão.
Pouca chuva
As condições para chuva no litoral do Brasil é pequena no primeiro fim de semana do verão para a maioria das praias. Entre Natal e o sul da Bahia, no litoral de São Paulo e do Paraná pode ocorrer alguma chuva, mas bastante passageira.  Só o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul devem ter temo instável e com risco de temporais no fim de semana
Calor de 40°C no litoral do Sudeste
O calor de 40°C poderá ser sentido em praias do litoral da região Sudeste no primeiro fim de semana do verão como temperatura real marcada nos termômetros e não apenas como sensação térmica. Especialmente para o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, a previsão é de que a temperatura alcance marcas entre 36°C e 40°C.
Uma grande massa de ar seco se intensifica sobre o Brasil fazendo com que a nebulosidade e chuva diminuam sobre o Sudeste. Mas por outro lado, a população deve se preparar para dias de muito calor na última semana de 2014.
Esta massa de ar seco está associada ao anticiclone subtropical do Atlântico Sul (ASAS), um sistema de alta pressão permanente na circulação geral atmosférica. Até o domingo, o centro deste sistema entra sobre o continente e alcança Goiás. A influência da ASAS será sentida por mais ou menos uma semana. Assim, muitas áreas do país vão terminar 2014 com mais sol, mais calor e menos chuva.
© Fornecido por Climatempo
Os tons de vermelho-terroso indicam pouca chuva. Os tons de verde indicam muita chuva
Perigo de queda da barreira
No começo da semana, entre os dias 22 e 23 de dezembro, temporais ocorrera em todo litoral de São Paulo causando alagamentos e encharcando o solo. Em Santos, segundo a Defesa Civil, chovem em dois dias mais do que chove em média durante todo o mês de dezembro.
Defesa Civil de Santos alerta que há risco de queda da barreira nos próximos dias, mesmo sem estar chovendo, por causa da chuva excessiva.
Pouca onda
A intensificação da massa de ar seco sobre o Brasil vai reduzir também os ventos e as ondas no litoral da Região Sudeste. Também não há expectativa de grandes ondas para o Nordeste e nem no Sul.
Ache a sua onda e a sua tribo no Climasurf
Perigos do verão
Desidratação é um dos perigos do verão  A falta de água no corpo pode levar à morte. A boca seca já um sinal amarelo do seu corpo pedindo água.
As pessoas que têm suor excessivo vão sentir maior desconforto na última semana de 2014 por causa do calor intenso constante. A hiperhidrose pode se agaravar!
Trovão em geral assusta, mas os raios matam. Ainda que a previsão seja de redução da chuva e do risco de raios na última semana do ano, fique atento ao avistar nuvens carregadas nas praias. Saia do mar. Você sabe como se formam os raios?

Postar um comentário

0 Comentários