Temporal em São Paulo teve mais de dois mil raios

A presença de um ar bastante úmido e uma grande variação de vento nas camadas atmosféricas favoreceram a formação de grandes nuvens carregadas que provocaram temporais durante a madrugada da segunda-feira (29). Segundo informações da rede de detecção de raios da Earth Networks, foram registrados um total de 2134 raios somente na cidade de São Paulo.
Os raios são observados em nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) que possuem grande desenvolvimento vertical, ou seja, são muito grandes e devido o atrito do gelo que as compõem acabam por gerar os raios.
Os radares Climatempo-USP também registraram os temporais que ocorreram na capital paulista, as áreas em rosa indicam a presença de chuva forte, que é causada por grandes nuvens carregadas.
Os temporais também vieram acompanhados de ventos que chegaram aos 95 km/h segundo informações do aeroporto de Congonhas. A ventania foi capaz de derrubar mais de 100 árvores.
Veja mais sobre a queda de árvores em São Paulo em: São Paulo terá novos temporais
Mais chuva em São Paulo
Novas áreas de instabilidade vão se formar por conta do abafamento no ar. Há o risco de novos temporais ao longo do dia, mas as pancadas de chuva devem acontecer de forma localizada. Como novas nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) poderão se formar, há o risco novamente da ocorrência de raios.
Você sabe como os raios se formam? Não! Então confira o explicando o tempo com a Maria Clara Machado!

Postar um comentário

0 Comentários