Itupararanga continua com nível prejudicado


Anderson Oliveira 
anderson.oliveira@jcruzeiro.com.br
 

O volume de chuvas registrado em fevereiro em Sorocaba está próximo de atingir a média histórica para o período. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 140,5 milímetros no município até ontem pela manhã. A série histórica para o mês de fevereiro, por sua vez, é de 156,3 milímetros. O volume de chuvas de janeiro na cidade foi de 143,6 milímetros, abaixo, portanto, da média histórica de 259,9 milímetros. Apesar de as chuvas terem recuperado as represas Ipaneminha e Ferraz, o nível da Itupararanga segue prejudicado pela estiagem. 

Para os próximos dias, de acordo com o meteorologista do Inmet, Franco Villela, a expectativa é de que o volume de chuvas diminua gradativamente. "Cada dia vai diminuindo mais, porém, no fim de semana há possibilidade de chuva", comenta ele, que prevê chuvas até a sexta-feira. Esse cenário deve permanecer até março, quando média histórica de chuvas é de 131 milímetros. "Já em abril, diminui bem as chuvas", diz. 

Mesmo com as chuvas dos últimos dias, o nível da represa de Itupararanga, que abastece 85% da população local, está abaixo do verificado em fevereiro de 2014, de acordo com Adhemar José Spinelli Júnior, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município. Segundo ele, a forte estiagem do ano passado prejudicou a represa de Itupararanga, cujo nível está abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. 

Por outro lado, as represas de Ipaneminha e do Ferraz atingiram 100% de sua capacidade ao longo desse período. A situação do abastecimento de água em Sorocaba, com isso, permanece estável, avalia. O maior volume de chuvas de fevereiro em relação aos meses anteriores foi o principal responsável pela ampliação do nível dos mananciais de Sorocaba. "As chuvas de novembro, dezembro e janeiro não recuperaram os mananciais, mas as de agora estão favoráveis", explica Spinelli. 

Excedentes 
Diante do esgotamento da capacidade de armazenamento das duas represas, parte da água das chuvas tem escoado. A expectativa do diretor do Saae, desse modo, é de que em breve a cidade tenha capacidade de captar também esse recurso, por meio da finalização do projeto executivo para a construção da Estação de Tratamento de Água Vitória Régia. De acordo com Spinelli, a medida possibilitará o tratamento da água do rio Sorocaba. 

Além desta medida, o diretor do Saae aponta que iniciativas como o programa de controle e redução de perdas vão permitir que a cidade reduza o percentual de água tratada perdida. Atualmente, o índice de perda de Sorocaba é de 39%. Porém, o Saae aguarda a chegada de aparelhos que medem vazão para ajustar melhor esses valores e descobrir os pontos de perda.

Postar um comentário

0 Comentários