Ator e diretor Antônio Abujamra morre aos 82 anos. Famosos lamentam: 'Triste'

Antônio Abujamra morre aos 82 anos, em São Paulo, nesta terça-feira, 28 de abril de 2015
Morreu na manhã desta terça-feira (28) o ator e diretor Antônio Abujamra. O corpo foi encontrado pelo seu filho, Alexandre, na casa onde morava, na Zona Oeste de São Paulo. Ainda não há informações sobre a causa da morte, nem sobre o velório e o enterro. Ele deixa dois filhos e dois netos. É o segundo diretor a partir em menos de uma semana. Na última quinta-feira, Roberto Talma morreu vítima de uma falência múltipla dos órgãos.
O sobrinho de Antônio, João Abujamra, disse que falou com o tio nesta segunda-feira (27) e que ele estava ótimo. Também parente do diretor, o cineasta Samir Abujamra lamentou a morte em seu Facebook. "Morreu meu ídolo, meu segundo pai, o homem que me fez ser artista. Tio Tó", lamentou.
Abujamra também era apresentador e atualmente estava na TV Cultura com o programa "Provocações". "É com grande pesar que informamos que hoje, 28/04/2015, o apresentador de Provocações, Antônio Abujamra, faleceu. Agradecemos o carinho e apoio de todos que tem nos acompanhado ao longo desses 14 anos de programa", lamentou a produção da atração.
Antônio fez carreira na TV, no cinema e no teatro
Antônio foi um dos primeiros a introduzir os métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon em palcos brasileiros. Formou-se em filosofia e jornalismo, em Porto Alegre, em 1957. Iniciou-se como crítico teatral e faz suas primeiras aparições como ator e diretor no Teatro Universitário, entre 1955 e 1958, nas montagens de "O Marinheiro", de Fernando Pessoa, "À Margem da Vida" e "O Caso das Petúnias", de Tennessee Williams.
Na TV, ele atuou em novelas como "Que Rei Sou Eu?", "Sassaricando", "Terra Nostra", ao lado de Thiago Lacerda, que atualmente está no ar como o vilão Marcos, na novela "Alto Astral", "Andando nas Nuvens" e "Começar De Novo", ao lado do também ator e diretor Marcos Paulo, morto em novembro de 2012.
Famosos lamentam a morte de Antônio Abujamra
Alguns famosos já começaram a se manifestar sobre a morte do ator e diretor. Serginho Groisman, que será pai aos 64 anos, postou uma foto ao lado dele em seu Instagram. "Tive a honra de ser entrevistado por Abu. Perdemos um artista completo e um homem bom. Fica em paz", disse.
Fabiula Nascimento também falou sobre o ocorrido: "Nunca mais provocações? Nunca mais ele, Abu pai? Muito triste".
Felipe Andreoli se pronunciou sobre a morte do colega: "Abuja! Vai com Deus ou com quem você quiser ir! Não esquecerei o medo que eu tinha quando cruzava com ele nos corredores da Cultura. RIP Ravengar!", disse.
Alexandre Nero se manifestou em seu Instagram. "A maioria dos brasileiros certamente não sabem, mas o país perde mais com a ausência de homens como Antônio Abujamra do que qualquer mensalão, privataria ou Petrobras. O governo nunca valorizou a inteligência no nosso país. O estado do Brasil é resultado da estupidez dos governantes, dos arquitetos, dos intelectuais, dos artistas, dos jornalistas... de todo mundo. É a nossa estupidez", disse.
Carolina Kasting: "Oh, Deus, todos os grandes estão indo, os que apontavam o caminho. Será que nós como discípulos aprendemos a lição e seguiremos agora sozinhos? Ou nos estagnaremos ao som dos costumes, dos estrumes?! Viva Abujamra, O Grande do Teatro!Será pra sempre, Mestre"
Mel Lisboa: "Que perda... RIP".
Solange Couto: "Abu, tive a honra , o orgulho e a oportunidade de estar aprendendo com você em alguns momentos de minha carreira, e também de poder desfrutar de seu convívio tão parceiro, divertido e carinhoso. Segue seu caminho de luz com certeza. Muito obrigada Abujamra! Adeus!".
Rafael Zulu: "Sentiremos falta das suas provocações... Descanse em Paz Abujamra!".
Paula Braun: "Um homem que desafiava o próprio teatro. RIP Abujamra. 'O ator tem que saber tudo para depois esconder'"
Samara Felippo: "Tive a honra, em 2001, de contracenar com Antonio Abujamra, vulgo Abu. Fizemos um longa onde ele foi meu pai. Convivi, briguei, morri de rir, de medo, chorei e tive lições que levo comigo até hoje. Mesmo distante sempre o levei comigo. Sinto e agora sentirei ainda mais falta de provocadores como ele na vida. Abu, o "indirigível" gênio".

Postar um comentário

0 Comentários