Pacientes que precisam de próteses esperam meses por cirurgia no CHS

27/04/2015 21h47 - Atualizado em 27/04/2015 21h55

Pinos também estão em falta no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (SP).

Secretaria de Saúde informou que trabalha para resolver os problemas.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Vários pacientes do setor de ortopedia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (SP) que precisam de próteses, pinos ou qualquer tipo de implante esperam há meses pela cirurgia. A demora tem uma razão: essas peças, que visam corrigir ou substituir ossos, estão em falta na unidade.
Com uma câmera escondida, a TV TEM teve acesso ao quarto de uma menor que está internada no local desde o dia 2 de abril. Sem conseguir parar em pé, ela foi levada para o CHS para a implantação de pinos no quadril. Porém, a cirurgia já foi adiada três vezes, segundo a família. "Eles pedem as peças e o Estado não manda. Ainda não foi feita a compra desses pinos, então não tem previsão de quando será feita a cirurgia", conta a mãe da menina, Maria Aparecida Pedroso.
Ela não se conforma com a situação e diz que a demora prolonga o sofrimento da filha. "Ela está sempre deitada de costas, não pode virar de lado e não pode sentar. Tem dia que ela chora de 'nervoso', porque só fica deitada, em uma posição só", lamenta Maria Aparecida.

Indignada, a família apelou para a Justiça e conseguiu uma liminar. "A juíza de Votorantim deu liminar para cumprir em 10 dias, mas a diretora do hospital não cumpriu. Pedimos uma nova liminar e a juíza deu 48 horas para cumprir sob pena de prisão. Essas 48 horas já acabaram na sexta-feira (24) e, até agora, não cumpriram", explica o advogado da família, Fábio Lugari Costa.
E esse não é o único caso no CHS. José Carlos Gomes, de 70 anos, vive um drama parecido: ele está há cerca de 70 dias internado para substituir uma prótese no quadril esquerdo. Segundo a família, o hospital informou que a peça está em falta. "Os médicos não dizem nada, só dizem que não tem a prótese, que ela está sendo comprada. Nós acompanhamos o pregão e não vemos nenhum andamento", afirma o genro do idoso, Adeilton dos Santos.
A filha de José Carlos, Jociane de Oliveira, não aceita as explicações do hospital. "Era só para a troca de uma prótese, que eu acredito que o hospital deveria ter. Era para ter, porque, se chega alguém 'quebrado' aqui, numa urgência, o que eles fazem? Vão comprar, vão fazer a licitação, vão fazer pregão, que é o que eles falam? Vai demorar quanto? É o que está acontecendo com o meu pai. A pessoa morre, depois vem a prótese", ironiza Jociane.
Conjunto Hospitalar de Sorocaba (Foto: Reprodução TV TEM)Conjunto Hospitalar de Sorocaba
(Foto: Reprodução TV TEM)
Durante a reportagem, a equipe da TV TEM presenciou o transporte do idoso, que, devido a complicações, estava na UTI. Ele precisou fazer exames e foi levado de ambulância para outro ponto do mesmo prédio, porque o elevador estava quebrado e não havia rampa para facilitar a passagem da maca.
A assessoria de imprensa do CHS informou que já fez um pregão eletrônico para comprar a prótese de José Carlos, mas que não houve empresas interessadas em vender o produto. Um novo pregão está marcado para esta semana e a previsão é que a cirurgia seja marcada para os próximos dias.

Sobre a liminar que a família conseguiu e que não foi cumprida, o hospital informou que está ciente e que está tomando as providências para agilizar o atendimento do idoso e de outros pacientes.
Sobre a cirurgia da menor, o CHS informou que o pregão para compra do material também será feito esta semana, mas não se manifestou sobre o porquê da demora. Já sobre o elevador, o hospital negou que estivesse quebrado, e disse que o transporte feito na ambulância é um procedimento padrão.
José Carlos aguarda cirurgia há mais de 70 dias (Foto: Reprodução/TV Tem)José Carlos aguarda cirurgia há mais de 70 dias (Foto: Reprodução/TV Tem)

Postar um comentário

0 Comentários