Espera por atendimento em hospitais públicos é de até 4 h

Cadu Proieti

do Agora
Quem depende do serviço público de saúde na capital precisa ter paciência quando busca atendimento nos prontos-socorros.
Pacientes chegam a esperar até quatro horas para passar por um médico nessas unidades.
Vigilante Agora percorreu na semana passada 11 prontos-socorros, municipais e estaduais, para verificar se havia falta de médicos e qual era o tempo de espera por atendimento.
Não foram avaliadas a estrutura e a disponibilidade de equipamentos das unidades.
No Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch, no M'Boi Mirim (zona sul), pacientes aguardavam há quatro horas para serem atendidos na noite da última quarta-feira.
Resposta
A Secretaria Municipal da Saúde informou que os pacientes são classificados de acordo com a gravidade da doença que apresentam, conforme determinação do Ministério da Saúde.
A pasta ainda informou que os pacientes são avisados sobre o tempo médio de espera pelos atendentes, o que não foi visto pelo Vigilante Agora em nenhuma das unidades.
Sobre a falta de médicos, a secretaria disse que a dificuldade na contratação de profissionais é um problema enfrentado pelas redes pública e privada de todo o país.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que o tempo de espera para pacientes classificados como não urgentes nos hospitais tem sido maior em razão da redução no número de consultas realizadas pelas AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) municipais.

Postar um comentário

0 Comentários