Grupo de Liderança Climática das Cidades mantém prefeito do Rio na presidência

  • 26/06/2015 21h59
  • Rio de Janeiro
Cristina Índio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro
A prefeitura do Rio de Janeiro informou hoje (26) que o prefeito Eduardo Paes continua, até 2016, na presidência do Grupo C40 de Liderança Climática das Cidades – principal rede mundial de megacidades, que analisa as questões climáticas. A decisão do comitê diretor do grupo foi unânime. Com isso, Paes fica mais um ano no cargo, coincidindo com o término do segundo mandato dele na prefeitura do Rio.
O grupo é composto por 75 cidades. O crescimento no número de integrantes foi um dos motivos para o comitê decidir pela manutenção do prefeito à frente do C40. Desde 2014, quando assumiu a liderança do grupo, Paes conquistou 13 adesões de grandes cidades às discussões climáticas. A diplomacia entre as cidades, a formatação do Pacto Global dos prefeitos – considerada a maior iniciativa integrando as cidades no combate às mudanças climáticas – e o desenvolvimento de medidas de sustentabilidade nas políticas públicas da cidade do Rio nos últimos anos, também contribuíram para a decisão do comitê.
Em janeiro, a capital fluminense lançou o Rio Resiliente e passou a ser a primeira cidade do Hemisfério Sul a ter um programa do tipo. O Rio é uma das 100 cidades que fazem parte do programa de resiliência da Fundação Rockefeller, criado em 1913, nos Estados Unidos, com a intenção de estimular a saúde pública, educação, pesquisa e filantropia. A iniciativa carioca define as principais orientações da cidade no enfrentamento dos impactos e a capacidade de se adaptar às mudanças climáticas e aos desafios urbanos.
Para o prefeito, é um privilégio ter a possibilidade de conduzir as discussões sobre mudanças climáticas com vistas à construção das cidades do futuro. “Eu sempre acreditei que, para serem habitáveis, as cidades precisam ter atenção em quatro pontos: ser responsável nas questões ambientais, desenvolver mobilidade e integração, apresentar sociedades integradas e serem tecnologicamente avançadas. Tenho muito orgulho do C40 estar ajudando cidades ao redor do mundo a adotar medidas concretas neste momento crítico”, apontou.
De acordo com a prefeitura, o Rio está entre as primeiras cidades do C40 que estabeleceram um inventário das emissões locais de gases de efeito estufa (GEE), com base no Protocolo Global de Emissões de GEE de Dimensão Comunitária (GPC) – norma internacional para a comunicação das emissões desses gases.
Em dezembro, o prefeito Eduardo Paes vai participar, em Paris, da Conferência Mundial do Clima (COP21), e no ano que vem presidirá a próxima reunião de cúpula dos prefeitos do C40, na Cidade do México.

Postar um comentário

0 Comentários