Aumentam as reclamações de falta de água em São Paulo

A dona de casa Maria Aparecida de Deus, 42 anos
Tadeu Nunes
do Agora

O número de reclamações recebidas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) de clientes da capital que sofrem com a falta de água cresceu de 86.586 para 140.752 na comparação entre o primeiro semestre de 2014 e o mesmo período deste ano, uma alta de 62,5%.
Os dados foram obtidos pelo site "Fiquem Sabendo" por meio da Lei de Acesso à Informação.
Por causa da crise da água, a Sabesp adotou no ano passado a redução de pressão da rede de abastecimento, causando falta de água nas casas.
A empresa diz que o objetivo é evitar perdas na rede e garantir mais economia.
Os dados mostram ainda que das 15 regiões em que a cidade é dividida pela Sabesp, 13 tiveram aumento no número de reclamações por falta de água entre os primeiros seis meses deste ano e o mesmo período de 2014.
A região de Santana (zona norte) foi a campeã de queixas, no total, com 16.034.
Nos seis primeiros meses de 2014, foram 9.798.
Resposta
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) afirmou, por meio de nota, que o número de reclamações recebidas por falta de água entre o primeiro semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015 "corresponde a aproximadamente 2% dos clientes atendidos pela companhia".
"Foram 140.651 registros no período em um universo de 6 milhões de ligações de água na região metropolitana de São Paulo", disse, no texto.
Questionada sobre qual solução seria adotada para atender às reclamações dos consumidores, a Sabesp não respondeu à reportagem.

Postar um comentário

0 Comentários