Faltam 4.646 professores nas escolas da rede municipal

A dona de casa Kézia Alves, 44 anos, no Jaraguá
Stephane Sena

Para cada escola municipal de São Paulo, faltam três professores no quadro de funcionários.
Dados obtidos pelo Agora por meio da Lei de Acesso à Informação, em pareceria com o site "Fiquem Sabendo", mostram que, em junho, as 1.456 escolas administradas diretamente pela prefeitura tinham 4.646 vagas de professores em aberto.
Segundo a prefeitura, atualmente a rede municipal de ensino tem 64,7 mil professores contratados.
Em quase metade das escolas (715) falta, pelo menos, um professor do ensino fundamental 1, que atende crianças do 1º ao 5º ano.
Esses professores atendem a apenas uma classe e dão aulas de português, matemática, histórica, geografia e ciências. Ao todo, são 1.760 vagas em aberto.
Resposta
A Secretaria Municipal da Educação afirmou em nota que contratou 1.844 professores temporários no ensino fundamental 2 para não deixar alunos sem aulas.
A gestão municipal disse ainda que em janeiro iniciou a chamada de professores do ensino fundamental 1 e da educação infantil que fizeram concurso ano passado.
"Conjuntamente, os contratos dos atuais temporários foram prorrogados por mais seis meses. Aulas que eventualmente não sejam dadas, por qualquer razão, são repostas como determina a lei", disse, na nota.
Sobre a escola Chácara Turística, a secretaria afirmou que o quadro de professores está completo e foi preenchido por docentes efetivos, comissionados e contratados.
O de inspetores de alunos também.
"A escola, que é nova, não apresenta nenhum problema", afirmou a pasta. Segundo a prefeitura, será colocada uma ronda escolar nos horários de entrada e saída dos alunos.

Postar um comentário

0 Comentários