Chamem o Woody Allen: Lula teria usado propina para construir prédio que já existia

viomundo

publicado em 23 de fevereiro de 2016 às 12:39
Captura de Tela 2016-02-23 às 12.32.54
Da Redação
Existe uma antiga piada de Woody Allen, dos anos 70/80, quando o FBI tentava de todas as formas acabar com a máfia italiana em Nova York. Rudolph Giuliani, posteriormente prefeito da cidade, era promotor. Valia literalmente qualquer coisa.
Allen apresentou a transcrição de uma conversa telefônica, em que os interlocutores não conseguiam entender direito o que o outro dizia, por causa da péssima qualidade da ligação. Um estava em Nova York, o outro em Nova Jersey. A tentativa de conversa vai longe sem que eles consigam completar uma frase. Ao final dela, o humorista conclui: com base nestas provas, eles foram condenados pelo transporte ilegal de um golfinho através de fronteira interestadual.
Lembramo-nos da piada ao ler a denúncia, baseada em anotações de um suspeito, de que o Instituto Lula teria sido construído através de doações ilegais da Odebrecht.
Lula deve ser investigado ‘por possível envolvimento’ em crimes“, diz PF, grita a Folha, no que foi manchete do portal do diário conservador durante algumas horas. Enquanto escrevíamos, o texto já havia sido compartilhado 8 mil vezes.
Vazar um relatório que fala em “possível envolvimento” é, em si, um crime, ainda que atenda aos interesses do momento: destruir a imagem de Lula para derrotar Fernando Haddad em São Paulo e livrar Fernando Henrique do Cardoso do escândalo em que ele é denunciado por uma delatora que apresentou provas materiais.
Mas, qual é exatamente a denúncia?
A PF interpreta a sigla IL, que apareceu ao lado de uma anotação numérica — num papel apreendido com administradora de empresas que seria ligada à Odebrecht — como sendo Instituto Lula, R$ 12,4 milhões.
Vejam bem: IL pode ser qualquer coisa. Lembram-se de quando a PF interpretou “vaca” como sendo o tesoureiro Vaccari para depois descobrir que se tratava de uma vaca de verdade, comprada em um leilão?
Pois é.
O fato é que o Instituto Lula não construiu uma sede. Ponto.
Portanto, mesmo que a Odebrecht tivesse pensado em doar R$ 12,4 milhões para construir o Instituto Lula, o fato é que ele não foi construído.
Denunciar o Lula com base em um simples IL? Pois foi ao ponto em que chegamos.
Desde que foi criado, em 2011, o Instituto Lula funciona em um sobrado adquirido em 1991 pelo antigo Instituto de Pesquisas do Trabalhador. No mesmo endereço funcionou, por mais de 15 anos, o Instituto Cidadania. Originalmente, era uma imóvel residencial, semelhante a tantos outros no bairro Ipiranga, zona sul de São Paulo.
Portanto, não há sentido em fazer ilações sobre velho imóvel.
Ao longo desses 20 anos, o endereço e o compromisso do Instituto Lula com a democracia e a inclusão social permanecem os mesmos.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre agiu dentro da lei e a favor do Brasil antes, durante e depois de exercer a presidência da República.
PS do Viomundo: A PF pode até vir a descobrir que Lula recebeu o dinheiro da Odebrechet e não usou. No passado, isso requeria provas: o dinheiro saiu daqui, passou por ali e chegou lá. Porém, denunciar Lula em manchetes de jornal com base numa ilação feita a partir de uma anotação de terceiro seria piada do Woody Allen, não fosse gravíssimo ato político do vazador em conluio com a mídia.
Leia também:

Postar um comentário

0 Comentários