Gestão Alckmin: homicídios fora do padrão mundial


Blog Magno Martins
Folha de S.Paulo - André Monteiro e Rogério Pagnan
A metodologia usada pelo governo paulista para calcular a taxa de homicídios do Estado não segue padrões usados por outros Estados do país e os recomendados por organismos internacionais.
Ao divulgar as estatísticas de 2015, a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) destacou que "a relação de mortes intencionais por grupo de 100 mil habitantes foi de 8,73". Apesar de a divulgação falar em mortes, a taxa é calculada com base no número de casos, e não de vítimas —cada registro pode ter mais de um morto.
Do ponto de vista da organização policial isso pode fazer sentido porque a investigação de uma chacina, por exemplo, é única. Mas ao usar este critério para calcular a taxa, os indicadores de SP deixam de ser comparáveis aos divulgados por outros locais.
A Folha consultou entidades como OMS (Organização Mundial da Saúde), UNODC (Escritório da ONU sobre Drogas e Crime), EuroStat (agência estatística da União Europeia) e FBI (polícia federal dos EUA). Todas responderam que consideram a quantidade de vítimas, e não de casos, para calcular a taxa de homicídios.

Postar um comentário

0 Comentários