VAQUINHA ONLINE PARA ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA DE BARUERI ESTUDAR NO EXTERIOR




Louise Ferreira da Silva, de 16 anos é estudante no curso de Ensino Médio Integrado em Edificações (2º ano) do Instituto Técnico de Barueri Brasílio Flores de Azevedo no Jardim Belval (escola pertence à FIEB - Fundação Instituto de Educação de Barueri - rede pública de ensino básico). Ela foi selecionada para participar do Programa Together for Development oferecido pela United World College (UWC), entidade internacional sem fins lucrativos composta por quinze colégios na África do Sul.
A partir do desenvolvimento do trabalho “Respeito não tem preço”, disponível no formato de livro na biblioteca da unidade, a aluna colheu relatos que retrataram as inúmeras formas de preconceito existentes na sociedade e sofrida pela comunidade escolar. Segundo Louise, em entrevista ao setor de comunicações da FIEB: “Durante o ano, pedimos aos nossos amigos e colegas que enviassem relatos sobre qualquer tipo de discriminação ou preconceito que já haviam sofrido, no intuito de conscientizar os outros jovens ao nosso redor de que todo relacionamento deve ter respeito”. O projeto desenvolvido fez parte da Semana da Liberdade e Alteridade (SLA), realizada na escola entre os dias 12 e 13 de setembro desse ano. O evento abordou temas que tinham como objetivo o combate ao(à): racismo, machismo, lgbtfobia, xenofobia, discriminação contra os povos indígenas, população em situação de rua, terceira idade e população do campo.
Para ingressar no programa da UWC, além do material desenvolvido para a Semana da Liberdade e Alteridade, Louise apresentou seu desempenho escolar no Ensino Médio e carta de recomendação. No curso, serão tratadas temáticas como desenvolvimento internacional, educação, conflitos, saúde da mulher, dentre outras.
Apesar da satisfação de Louise em ser selecionada pela UWC, a estudante não tem como arcar com as despesas relativas à viagem para a África do Sul. De família simples e sem apoio institucional, a aluna iniciou uma Vaquinha Online para arrecadar fundos e realizar o sonho de poder, não só conhecer outro país, mas nele estudar e concretizar projetos. A arrecadação irá até 15 de dezembro. A viagem será de 29 de dezembro até 13 de janeiro de 2018.

Postar um comentário

0 Comentários