Além do Brasil: auxílio-moradia provoca demissão de vice-ministra da Grécia


Postado em 27 de fevereiro de 2018 às 7:55 am
Reportagem da Deutsche-Welle via DCM
Não é somente no Brasil que a concessão de auxílio-moradia provoca controvérsias. Nesta segunda-feira (26/02), o governo grego anunciou a saída de Rania Antonopoulou, vice-ministra do Trabalho e Segurança Social.
O motivo: a imprensa do país revelou que ela recebeu nos últimos dois anos mil euros mensais de auxílio moradia, apesar dos seus rendimentos substanciais e do fato de ser casada com um milionário.
Segundo a imprensa grega, Antonopoulou, que se juntou ao governo  do primeiro-ministro grego Alexis Tsipras em 2015, havia declarado ao fisco possuir ações na bolsa avaliadas em 276 mil euros (1,1 milhão de reais), além de contar com um rendimento anual de 57 mil euros (226 mil reais). Isso não impediu que ela se beneficiasse de um lei de 1995 que garante a concessão de auxílio-moradia para deputados e ministros.
Antonopoulou também é casada com Dimitris Papadimitriou, o atual ministro da economia do país. Um milionário, ele declarou ao fisco em 2016 possuir 2,1 milhões de euros (8,3 milhões de reais), além de um rendimento anual de 366 mil euros (1,4 milhão de reais). Após a revelação do caso, a vice-ministra apresentou sua demissão ao governo.
(…)
Após a repercussão do caso, o governo Tsipras prometeu rever a lei que garante o auxílio para altos membros dos ministérios que, assim como Antonopoulou, não ocupam vagas no Parlamento.
Para a oposição, a saída não foi suficiente. O episódio foi revelador sobre a visão de muitos gregos sobre a concessão de privilégios em tempos de austeridade e quando um terço da população vive na pobreza. 
(…)
Rania Antonopoulou, vice-ministra do Trabalho e Segurança Social. Foto: Divulgação/Twitter

Postar um comentário

0 Comentários