NOVOS MANIFESTOS ACUSAM MEC DE VIOLAR CONSTITUIÇÃO

Censura à Educação
NOVOS MANIFESTOS ACUSAM
MEC DE VIOLAR CONSTITUIÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS publicou manifesto contundente contra as investidas do ministro da Educação Mendonça Filho para censurar a disciplina "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil", oferecida em caráter facultativo pelo professor Luís Felipe Miguel para o primeiro semestre de 2018. Em seis pontos, a carta resume o que chama de "espiral de violações do Estado Democrático de Direito e das garantias constitucionais asseguradas aos brasileiros em 1988".
Afirma a carta que as medidas e declarações de Mendonça são autoritárias e representam um ataque fronta à autonomia didático-científica das universidades brasileiras que ferem as garantias constitucionais. Defende o trabalho reconhecido do professor Miguel, "pautado pelo mais absoluto rigor científico e metodológico" e conclama toda a comunidade universitária a se manifestar em defesa da garantia constitucional de liberdade de cátedra e de pensamento.
Assinado por 135 professores, alunos e colaboradores do programa, o manifesto conclui: "Se houver qualquer impedimento ao curso (...), o Estado Brasileiro mais uma vez dará mostras que está sob o comando de um governo ilegítimo, ditatorial, violador dos direitos humanos e da Constituição de 1988 e que, portanto, esse deve ser derrotado imediatamente".
(Raquel Wandelli / Jornalistas Livres)

Postar um comentário

0 Comentários