Polícia Civil do Rio no twitter diz o absurdo que ‘cabe ao acusado provar a inocência’


Postado em 24 de abril de 2018 às 11:59 am
De Rafael Soares no Globo.
No momento em que é questionada pela Defensoria Pública sobre a operação que prendeu 159 pessoas num sítio em Santa Cruz, a Polícia Civil do Rio afirmou, pelo Twitter, que “cabe aos acusados provarem a inocência na Justiça, direito que é amplamente garantido no Estado Democrático de Direito”. A afirmação foi uma resposta ao tuíte da reportagem GLOBO, que questionou, pela rede social, uma postagem da Secretaria de Segurança do Rio que mostrava a evolução no número de prisões “de pessoas envolvidas com a atividade de milícia”. O GLOBO perguntou se o número de 2018 — 204 pessoas só até abril, o segundo maior de toda a série histórica — engloba as 159 pessoas presas na festa. A corporação respondeu: “Os dados são referentes às prisões efetuadas pelas polícias e não sobre condenações na Justiça. Logo, estão corretos. Cabe aos acusados provarem a inocência na Justiça, direito que é amplamente garantido no Estado Democrático de Direito”.
A postagem recebeu 60 respostas, a maioria criticando o texto:
“O princípio da presunção da inocência acabou?”, perguntou um usuário. “Bom dia, quem deve provar que estas pessoas são culpadas é o Ministério Público! Ninguém tem que provar a inocência em processo criminal”, comentou outra pessoa.
Sete horas após a postagem, o perfil da Polícia Civil apagou a postagem e afirmou que o texto “não representa o posicionamento da Polícia Civil e foi publicado sem a autorização da mesma”. Ao final do texto, a corporação pediu “desculpas pelo equívoco”. A postagem da Secretaria de Segurança com o número de prisões “de pessoas envolvidas com a atividade de milícia” não foi apagada.
(…)
Texto publicado pela Polícia Civil – Reprodução

Postar um comentário

0 Comentários