Prezados,
O enunciado da questão número 50 contém dados errôneos o que coloca em cheque a plausibilidade de manter a validade desta questão. A predisposição que a Terra possui massa 9 (nove) vezes maior do que a Lua é inadmissível de ponto de vista científico. O fato é que a massa da Lua representa apenas aproximadamente 1,2% da massa da Terra, ou dito isso, a Terra possui massa 91 vezes maior do que a Lua. Desta forma no mínimo três conclusões são equivocadas:1. Nenhuma alternativa é correta, quando questão a massa da Lua. O candidato que sabe de cor no que diz respeito a massa da Lua, se deparou com todas as respostas erradas.
2. Como se trata de uma prova oficial, se essa questão continuasse válida esse dado será aceito ad hoc entre os futuros candidatos. Logo, se em um eventual outro concurso aparecesse uma questão que relaciona as massas da Terra e da Lua, terá inúmeros candidatos pensando que a massa da Terra apresenta apenas 9 massas da Lua.
3. Obviamente que a intenção desta questão era de testar se o candidato domina operações com potências. Todavia, não podemos empregar dados não científicos singularmente para fins de cálculo. Ainda mais os dados que envolvem a Astronomia, que no mundo científico é considerada a primeira ciência, pelo fato do pioneirismo em utilização de método científico. É inaceitável, corresponde a vulgarismo “astronomia igual astrologia”. A questão poderia ser formulada evitando a Terra e a Lua, antes “um planeta” e “seu satélite natural”.
No aguardo do posicionamento dos responsáveis.
Cordialmente,
Prof. Me. Milenko Schiavetti Basilio Kovacevic, matemático e astrônomo
Nenhum comentário:
Postar um comentário