19/08/2024

Com até 65% de conteúdo local, Petrobras contrata equipamentos para Campo de Roncador

 

Agência Gov | via Petrobras


Contrato vai gerar aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos. Regras estabelecem mínimo de 40% para conteúdo local, mas empresa espera atingir 65%

Agência Gov | via Petrobras
19/08/2024 14:45
Com até 65% de conteúdo local, Petrobras contrata equipamentos para Campo de Roncador
Geraldo Falcão / Agência Petrobras
Campo de Roncador, na Bacia de Campos, produz óleo e gás

A Petrobras assinou, na última sexta-feira (16), o contrato de aquisição de equipamentos submarinos para o campo de Roncador, na Bacia de Campos. O contrato vai gerar aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos.

O acordo com o grupo SLB OneSubsea prevê o fornecimento de 2 Manifolds Submarinos de Procução (MSP), 1 Unidade de Distribuição Eletro-Hidráulica (UDEH) e equipamentos sobressalentes. A prestação de serviços envolve instalação, comissionamento, intervenção, manutenção e preservação dos equipamentos.

O contrato estabelece um requisito mínimo de 40% de conteúdo local para as demandas de bens e serviços. No entanto, a expectativa é de alcançar um percentual de 65%, o que contribui para o fortalecimento da economia nacional.

A fabricação do MSP e UDEH será realizada nas instalações da OneSubsea SLB em Taubaté (SP) e Curitiba (PR) com início do processo fabril previsto para o primeiro trimestre de 2025. Já a demanda de serviços será realizada em fábricas de Macaé (RJ) e Rio das Ostras (RJ).

Esses equipamentos submarinos são fundamentais nos projetos de produção de petróleo e gás offshore. O Manifold Submarino de Produção (MSP) concentra a produção de dois ou mais poços antes de direcionar a produção à Unidade Estacionária de Produção (UEP). Já as Unidades de Distribuição Hidráulica (UDEH) fornecem o fluido hidráulico necessário para a conexão dos umbilicais submarinos entre os poços e a UEP.

Sobre o campo Roncador

As plataformas P-52 (Mod 1A), P-54 (Mod 2), P-55 (Mod 3) e P-62 (Mod 4) produzem óleo e gás do campo de Roncador, que é uma parceria estratégica juntamente com a Equinor. A Petrobras detém 75% da participação do campo de Roncador e a Equinor detém 25%.

Enquanto a P-54 e a P-62 são FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência), a P-52 e a P-55 são UEP do tipo SS (unidades estacionárias de produção do tipo semi-submersível), tendo sido instaladas nos anos de 2007, 2007, 2013 e 2014, respectivamente. Elas estão instaladas em lâmina d'água entre 1400m e 1840m.

Por Petrobras

Link: https://agencia.petrobras.com.br/w/negocio/contrato-de-aquisicao-de-equipamentos-submarinos-para-o-campo-de-roncador

Nenhum comentário:

Postar um comentário