1° Encontro do Observatório de Boas práticas recebe inscrições até sexta (12)



Com a proposta de promover um intercâmbio de experiências é que será realizado, de 6 a 8 de dezembro, em Brasília (DF), o 1º encontro do Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direitos da Criança e do Adolescente. Entidades de diversos setores, que atuam na área da infância, e que estejam interessadas em participar do evento, têm até a próxima sexta (12), para inscrever suas boas práticas, através do site:
 

Podem se inscrever entidades como órgãos governamentais (municipais ou estaduais), conselhos, universidades e organizações da sociedade civil. Serão selecionadas 50 experiências. Os resultados serão divulgados no dia 26 deste mês.
De acordo com o coordenador técnico do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gilberto Scharnik, o objetivo é mostrar o que tem sido feito para a garantia e proteção dos direitos infanto-juvenis nos últimos anos. Durante o encontro também será trabalhado o plano decenal e a agenda social para o próximo quadriênio.

Segundo ele, a estimativa é que cerca de 700 pessoas, entre gestores públicos dos municípios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e com altas taxas de homicídios, pesquisadores, dirigentes de organizações não-governamentais, entre outros, participem do evento.

Sobre as ações que têm sido executadas em todo o país, voltadas para crianças e adolescentes, Gilberto destacou os Sistemas de Abrigo, o Sistema de Garantia de Direitos, que utilizou desde programas de computadores até o trabalho de ONGs para localizar crianças e adolescentes desaparecidos. Além de programas de prevenção e educação para proteger crianças com risco de vida, campanhas para conscientização e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes e várias outras iniciativas.

Durante os três dias do evento serão realizadas palestras, debates, simpósios, fóruns eletrônicos, oficinas, lançamentos de publicações, momentos culturais e outras atividades. "A expectativa é fazer essa mobilização para prestar contas do que foi feito na área e a partir disso, trabalhar no plano decenal, na agenda, promover o fortalecimento das boas práticas e fortalecer também ações e programas em municípios mais vulneráveis", ressaltou Gilberto.

A iniciativa é da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SINPDCA), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SNDH/PR), com parceria do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) e apoio da rede de ação do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, presente em 12 estados brasileiros.
Mais informações através do site: http://www.obscriancaeadolescente.org.br/feira2010

Postar um comentário

0 Comentários