Três secretários são presos por desvio em Taboão




ELVIS PEREIRA
Uma operação da Polícia Civil prendeu ontem 14 acusados de cobrar indevidamente dívidas da Prefeitura de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e ficar com o dinheiro. Entre eles estão três secretários municipais e um vereador. Outros nove suspeitos – sendo três parlamentares – já haviam sido detidos em maio. Estima-se que o esquema tenha desviado R$ 1,2 milhão dos cofres públicos só em janeiro deste ano.
A fraude consistia na cobrança de tributos atrasados. Segundo a polícia, o grupo cobrava dos devedores parte do valor total da dívida – em média 30% – e, usando senhas falsas, acessava o sistema de registro da prefeitura e informava que o débito fora quitado. “Constava que o débito havia sido pago, mas o dinheiro não entrava nos cofres públicos”, afirmou o delegado Raul Godoy Neto, do Setor de Investigações Gerais da Delegacia Seccional de Taboão. 
Ainda não se sabe desde quando a fraude era cometida e o total do prejuízo para o governo municipal. A polícia também tentará apurar o número de devedores que negociou com o bando. “Não temos informações de quem foi enganado e quem foi beneficiado”, acrescentou o delegado. 
De acordo com Godoy, o grupo escolhia os devedores na lista dede nomes da dívida ativa mantida pela prefeitura e até por meio do cadastro de reclamações de contribuintes. “Eles procuravam grandes devedores ou as pessoas que se interessavam em não pagar toda a dívida”, contou. Algumas pessoas, continuou, eram vítimas, pois recebiam a informação de que o débito havia sido recalculado e, por isso, baixara.
InvestigaçãoO desvio passou a ser investigado pela polícia em 18 de março passado. O funcionário da prefeitura Márcio Renato Carrá foi detido por guardas civis quando acessava o sistema da prefeitura para cancelar dívidas. Em maio, a Justiça decretou a prisão preventiva dele e de mais dez pessoas, entre elas os vereadores Carlos Aparecido de Andrade (PV), Arnaldo Clementes dos Santos (PSB) e José Luis Eloi (PMDB). O trio foi preso no plenário e continua detido. Outros três suspeitos fugiram. 
Neste mês, foram decretadas as prisões temporárias, por cinco dias, de mais 15 suspeitos. A lista inclui três secretários: Luiz Antonio de Lima, de Administração, Maruzan Corado Oliveira, de Planejamento; e Antonio Roberto Valadão, de Finanças. Além deles, acabou detido o vereador Natalino José Soares (PP). Também foram presos outros dez servidores e ex-servidores da prefeitura de Taboão. Até a noite de ontem, Joaquim Batista de Oliveira Neto seguia foragido.
Durante o dia, os policiais cumpriram ainda 52 mandados de busca e apreensão na capital e nas cidade Taboão, Embu, Juquitiba Osasco, Santos e Sorocaba. Documentos e computadores foram recolhidos dos gabinetes dos secretários. Na casa do vereador Soares, em Taboão, houve a apreensão de um Vectra e de um Civic. Durante a operação, também foram encontradas duas armas e munições. Os advogados dos presos não quiseram se pronunciar alegando que não tiveram acesso ao processo

Postar um comentário

0 Comentários