Vereadores atendem a opinião pública



Marinho Marte, presidente da Câmara, afirma que decisão foi tomada em respeito à população de Sorocaba que se mostrou contra a ampliação no número de cadeiras no legislativo

Pedro Guerra  
Agência BOM DIA
Os vereadores enterraram nesta terça-feira (31) a intenção – publicada com exclusividade pelo BOM DIA em 23 de abril – de aumentar o número de cadeiras na Câmara de Sorocaba.
Desde  24 de abril o BOM DIA publica na capa do jornal que é contra o aumento no número de vagas no legislativo.
O número de parlamentares de uma Câmara é definido pela Constituição Federal. Em cidades com  de mais de 450 mil e de até  600 mil habitantes o limite é de até 25 vereadores. Sorocaba tem 587 mil pelo Censo realizado em  2010.
Opinião pública /A decisão de não aumentar o número de vagas foi tomada na tarde desta terça-feira (31) em uma reunião entre a MesaDiretora e os demais parlamentares de Sorocaba. “Essa decisão, como todas as demais tomadas nesta Casa,  tem como base o respeito de todos os vereadores pela população sorocabana”, afirma o presidente da Câmara, Marinho Marte (PPS).
Ainda segundo ele,  a vontade popular tem sido o norte dos vereadores. “E continuará sendo”, acrescenta.
Nada calmo /Apesar da assessoria de imprensa da Câmara passar à imprensa que o  clima da reunião foi de cordialidade, o BOM DIA apurou que não foi bem assim.
Marinho Marte conduziu a reunião e foi textual em dizer que “tinha chegado a hora de peitar o BOM DIA e todo mundo que também se posicionasse contra” o aumento no número de vagas.
O vereador Claudemir José Justi (PSDB), por sua vez,  foi o primeiro a dizer que não iria votar sobre esse assunto. Já José Caldini Crespo (DEM) se irritou e disse que “Justi estaria querendo se omitir para sair de bonzinho na história perante a opinião pública”.
O encontro dos vereadores durou mais de duas horas até que se chegasse a um consenso. Todos os vereadores decidiram então que não haveria aumento de cadeiras para 2013, pois esse é o sentimento que eles  captam em seus redutos eleitorais.
Salários não sobem e sexto cargo fica para ser decidido
Além do assunto do número de cadeiras os vereadores da Câmara de Sorocaba também discutiram o aumento dos próprios salários para a próxima legislatura e a criação de um sexto cargo de assessor. O BOM DIA sempre se posicionou contra esses dois assuntos e a criação de mais vagas de vereadores (veja ao lado a cronologia dos fatos).
Salário/ Para os vereadores o momento é o de se manter a mesma base de cálculo para a fixação de subsídios (salários) da próxima legislatura. No ano passado –  em 20 de dezembro durante sessões extraordinárias – houve a aprovação do aumento  parlamentares para R$ 15 mil mensais. Em 4 de janeiro após a pressão popular os parlamentares voltaram atrás e revogaram o aumento de salários.   
Cargo em aberto/  Já a criação ou não do sexto cargo de assessor para os vereadores não teve uma definição. “A decisão final ocorrerá nos próximos dias”, afirma o presidente da Câmara, Marinho Marte (PPS). A única certeza é que para ocupar a vaga será necessário ter ensino médio. Quando criaram o cargo pela primeira vez a exigência miníma era até a 4ª série do primeiro grau.

Postar um comentário

0 Comentários