Delegado suspeito de ajudar tentativa de fuga de Nem


Folha de S.Paulo

Rio - A cúpula da Segurança do Rio investiga possível participação de um delegado na tentativa de fuga do chefe do tráfico da Rocinha, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, 35 anos. Além disso, querem saber quem seriam os policiais que receberiam propina de cerca de R$ 500 mil por mês, conforme Nem disse em depoimento informal à PF.
"Faço votos que essa pessoa revele o que sabe tanto em relação a desvios de conduta de agentes públicos, quanto na arquitetura do tráfico", disse o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.
Na noite da captura de Nem, um dos membros do Batalhão de Choque furou o pneu do Toyota Corolla em que o traficante estava escondido, para impedir que o delegado Roberto Gomes Nunes, da 82a DP (Maricá), seguisse com o veículo para a 15ª DP (Gávea).
Em depoimento à CGU (Corregedoria Geral Unificada) da Secretaria de Segurança, o tenente Disraeli Gomes disse que o delegado da Polícia Civil surgiu acompanhado do inspetor Fernando Ribeiro de Carvalho Mussi, no local em que o carro de Nem estava parado, por volta das 23h50 de quarta-feira, na Lagoa.
Segundo o tenente, o delegado "tentou dispensar todos, alegando que a ocorrência seria dele", impedido a abertura do porta-malas e insistia em levar o veículo para a delegacia. Após ser acionado, o delegado da PF João Luiz Caetano de Araújo chegou ao local e Nem foi descoberto e preso.
O delegado Nunes disse que não comentaria o caso. O inspetor Mussi não foi localizado. Os dois policiais civis prestaram depoimento ontem. O subchefe operacional da Polícia Civil, Fernando Veloso, disse que advogados de Nem negociavam há cerca de dez dias a rendição dele na delegacia da Gávea. Veloso diz que a PM não sabia da operação sigilosa da inteligência da Civil.
Ocupação
Uma megaoperação é preparada pelas polícias militar, civil e federal para a ocupação das favelas da Rocinha e do Vidigal amanhã. Para isso, além do cerco à Rocinha, a polícia fez ontem operações em outras favelas. Na Vila Vintém, dez homens foram presos, entre eles segurança de Nem.

Postar um comentário

0 Comentários