Cármen Lúcia é confirmada como a primeira mulher a presidir o TSE



Folha de São Paulo
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou nesta terça-feira que a ministra Cármen Lúcia será a próxima presidente da corte, a primeira mulher na história a assumir o cargo.
A escolha de Cármen Lúcia já era esperada, pois o cargo tem de ser ocupado por um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e, tradicionalmente, por ordem de antiguidade.
Ela substituirá o colega Ricardo Lewandowski e deverá tomar posse no final de abril deste ano.
Na noite desta terça-feira houve uma votação simbólica, realizada entre os sete ministros do tribunal.
Sergio Lima - 16.fev.12/Folhapress
A ministra Cármen Lúcia, que será a primeira mulher a presidir o TSE
A ministra Cármen Lúcia, que será a primeira mulher a presidir o TSE
Ela recebeu seis votos --de todos menos o dela. O vice será Marco Aurélio Mello, que apesar de ter sido nomeado ministro do Supremo no início dos anos 90 (ou seja, antes da colega), já ocupou a presidência do TSE por duas vezes.
Cármen Lúcia será responsável por organizar as eleições municipais deste ano. Em rápido discurso, ela afirmou que conduzirá o tribunal com "honestidade e dedicação, dando sequência ao trabalho já realizado, com o compromisso de bem servir à República e ao povo brasileiro".
A ministra ainda lembrou que este ano é o octogésimo aniversário do voto feminino no Brasil e que as mulheres representam hoje 52% do eleitorado brasileiro.

Postar um comentário

0 Comentários