Paciente chega a esperar até sete meses por mamografia


Paula Felix

do Agora
O tempo de realização da mamografia na rede pública municipal varia muito. A reportagem encontrou casos em que os exames foram feitos um dia ou três após terem sido marcados e outros em que a espera chegou a meses -uma das pacientes esperou dois meses.
Entre terça e quinta-feira da semana passada, o Vigilante Agora percorreu 12 das 20 unidades onde são realizadas mamografias, de acordo com as informações divulgadas no site da prefeitura.
"Fazer a mamografia é uma loteria. Às vezes, é rápido. Às vezes, demora", afirma a costureira Beatriz Luiza Carecho, 47 anos, que realizou o exame em uma unidade no Jabaquara (zona sul de SP) três dias depois que o clínico fez a solicitação.
A diarista Maria Aparecida Gomes, 57 anos, não teve tanta sorte. Encaminhada pela UBS Dr. Humberto Pascale, em Santa Cecília (região central de SP), foi atendida pelo ginecologista em agosto de 2011 e só fez a mamografia no último dia 14.
"Faço mamografia todos os anos porque tenho um nódulo no seio. Quando demora, junto dinheiro e faço particular."
Resposta
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que não há fila de espera para a realização de mamografia, mas que o encaminhamento é feito de acordo com o caso, com prioridade aos mais emergenciais.
A pasta disse ainda que "os exames são agendados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), por meio de um sistema eletrônico, e podem demorar entre 30 e 40 dias, dependendo da região.
Sobre o mamógrafo quebrado no ambulatório de especialidades do Ipiranga (zona sul), a secretaria afirmou que o equipamento será reparado na próxima semana.
De acordo com a pasta, "quando algum equipamento precisa passar por manutenção, as unidades entram em contato com a paciente para reagendar o exame em outro local".
Segundo a secretaria, isso evita prejuízos à população.
A secretaria acrescentou que as máquinas passam por manutenções que podem durar até uma semana e meia, frequentemente.
Em relação aos problemas encontrados pela reportagem no hospital do Campo Limpo (zona sul), informou que a unidade possui dois mamógrafos.
A pasta afirma que a capital tem 56 unidades que realizam o exame -entre próprias, conveniadas, contratadas e estaduais. Em 2011, foram feitas 321.839 mamografias na capital.

Postar um comentário

0 Comentários