RodapéNews - Edição de sábado, 21/04/2012 (informações de rodapé e outras que talvez você não viu, associando os fatos) - finalizado às 14h40


 

Reportagem deste final de semana da IstoÉ traz a rede, agora visível, de empresas das Organizações Cachoeira, mais conhecida como Gangue do Cachoeira, embora outras continuem, por enquanto, invisíveis.
O detalhe mais importante é que os sócios, muitos deles ocultos de Cachoeira e de Demóstenes, estão aparecendo, a contragosto da grande mídia.
As luzes lançadas sobre o relacionamento das Organizações Cachoeira com os laboratórios Vitapan Indústria Farmacêutica, Laboratório Teuto Brasileiro e NeoQuímica -esta última, uma das patrocinadoras do Corinthians-, que dominam a produção de genéricos no País, podem revelar fatos novos sobre seus sócios ocultos.
Um dos exemplos de cumplicidade com o esquema Cachoeira, foi a "liberação" do jogo de bicho no Paraná pelo atual governador Beto Richa (PSDB), logo após sua posse.
Segundo comentários de viciados em jogo de bicho em SP, Cachoeira se associou com os "empresários do jogo" no Estado e instalou o sistema de apostas online. Há muitos anos liberado, a "fezinha" pode ser feitas em casas lotéricas e em bares e padarias, onde os cambistas se revezam durante o dia.
A imprensa ainda busca o último respiro para desqualificar esta CPI. A manchete da Folha desta sexta - clique aqui - é um dos exemplos.
Sugiro a leitura de artigo analítico sobre o conteúdo dos jornais impressos, de autoria do Luciano Martins Costa, e a íntegra da entrevista concedida ao jornal "O Globo" pelo ministro do SupremoTribunal Federal (STF), que acusa Cezar Peluso, seu "companheiro" de tribunal, de, entre outras acusações, manipular resultados de julgamentos.
 
IMPÉRIO EMPRESARIAL DA GANGUE DO CACHOEIRA:  ATUAÇÃO E RAMIFICAÇÕES PELO BRASIL
 
REGISTRE ESTES NOMES
IstoÉ
Uma rede criminosa que corrompe o País
Como o bicheiro montou um verdadeiro império empresarial para desviar verbas, fraudar licitações, lavar dinheiro e se infiltrar no poder público. Esse bilionário esquema de corrupção funciona há 16 anos e se espalha por todo o Brasil
 
PEIXES GRAÚDOS
Viomundo
Protógenes diz que Dantas e Cachoeira tinham esquemas parecidos na mídia
O deputado e delegado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) diz que um de seus objetivos na CPMI do Cachoeira será investigar o financiamento de campanhas feito pela empreiteira Delta.
Para ele, a Operação Satiagraha, a CPMI do Cachoeira e a CPI da Privataria são ações “estruturantes” do Brasil. Protógenes está convicto de que a comissão de inquérito para apurar as privatizações da era tucana, baseada no livro do repórter Amaury Ribeiro Jr., será eventualmente instalada.
Protógenes está mesmo interessado é nos peixes grandes, de projeção nacional, que teriam prestado serviço tanto a Daniel Dantas quanto a Carlinhos Cachoeira.
Ouça a entrevista
 
CACHOEIRA DEDA PERILLO
Estadão - Radar Político
Perillo é sócio de empresários em avião de R$ 4 milhões, diz Cachoeira
 
GOVERNADOR DO PARANÁ, BETO RICHA (PSDB),  "LIBEROU" JOGO DE BICHO
[Já em SP, com o jogo de bicho liberado há anos, você pode fazer sua fezinha online em casas lotéricas ou em bares e padarias com os cambistas]
Viomundo
CPMI do Cachoeira: Requião quer convocação de Beto Richa para depor
 
GOVERNO FEDERAL DIVULGA CONTRATOS
Reuters
Governo federal divulga contratos de construtora Delta alvo de denúncias
BRASÍLIA, 20 Abr (Reuters) - O governo divulgou na noite desta sexta-feira no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes a lista dos contratos que a União tem com a construtora Delta, alvo de denúncias em um suposto esquema de corrupção.
A empresa, líder de contratos do Programa de Aceleração do Crescimento, é citada no inquérito da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, e está envolvida em denúncias de corrupção atribuídas a Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de comandar um esquema de jogos ilegais
 
CONTRATOS AUDITADOS PELO GOVERNO DO RJ
Folha - 19/04/2012 - 19h41
Rio inclui Delta em grupo de empresas com contratos investigados
O governo do Estado do Rio de Janeiro publicou nesta quinta-feira no 'Diário Oficial' a inclusão dos contratos da empreiteira Delta no grupo responsável por examinar suspeitas de irregularidades em licitações públicas.
Segundo investigação da Polícia Federal, a direção da empresa mantém relações com o empresário Carlos  Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, pivô de um escândalo envolvendo tráfico de influência e políticos
 
"PENTE FINO" PELO MP EM MG
Folha -  19/04/2012 - 19h07
Ministério Público em Minas determina 'pente fino' em contratos da Delta
promotores com atuação municipal que inspecionem contratos existentes nas prefeituras com a Delta e demais construtoras citadas na operação Monte Carlo, da Polícia Federal.
O ofício instrui os promotores a abrir inquérito administrativo em caso de contratação, pelas prefeituras, das construtoras Delta, Mapa, Brava e Alberto e Pantoja
 
POSTURA DE ALCKMIN, FRENTE A QUESTIONAMENTOS SOBRE CONTRATOS DA DELTA COM O GOVERNO DE SP, É INADMISSÍVEL
[Enquanto ações diversas visam apurar eventuais irregularidades em contratos com a Delta, tais como as desenvolvidas no momento pelos governo federal  e do Estado do Rio, além de um "pente fino" promovido Ministério Público (MP) de Minas Gerais, o governador Alckmin, sem adotar a transparência, diz que os contratos da Delta com o governo de SP, nos últimos anos, são ínfimos, em torno de R$ 40 milhões. Este valor -é próximo de contratos mantidos pelo prefeito de São José dos Campos (SP), Eduardo Cury (PSDB), o exterminador do Pinheirinho, com a empresa Delta (clique aqui). É inadmissível a postura do governador Alckmin neste episódio.]
 
Uol - 19/04/2012 - 16h07
Para Alckmin, contratos do governo de SP com Delta são ínfimos
[Título original: CPI do Cachoeira não pode ser usada para perseguições, diz Alckmin]
O governador disse não estar preocupado com os contratos da empresa Delta com o Estado de São Paulo.
"Nem sei se tem [contratos], se tem são ínfimos."
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/04/19/cpi-do-cachoeira-nao-pode-ser-usada-para-perseguicoes-diz-alckmin.jhtm
 
Amigos do Lula
Alckmin afirma que contratos de quase 40 milhões que ele mantém com a Delta são 'ínfimos'
Você meu querido leitor, já imaginou se algum poítico do PT fosse o governador de São Paulo e tivesse declarado a imprensa que tem contratos "ínfimos" de quase 40 milhões com a máfia do bicheiro Carlinhos Cachoeira? Pois o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), disse, e parece que a imprensa achou tudo muito normal
 
FONTE SECOU!
Amigos do Lula
Com Cachoeira preso, editor-chefe de fato da revista, mais uma capa da Veja sem denuncismo
Acompanhe outra matéria pseudo-científica e discriminatória contra "baixinhos"
 
QUEBRA DE SIGILOS
Nassif
A quebra de sigilos como primeiro ato da CPI do Cachoeira
Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), defendeu hoje (20) que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do Cachoeira adote, como primeira medida de trabalho, o pedido de quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico de todas as pessoas acusadas de envolvimento com o esquema montado pelo empresário de jogos de azar Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira

LIGAÇÃO DE DEPUTADO
G1 / Jornal das Dez
Vídeo e texto: Ex-diretor do Dnit aponta ligação de deputado do PR com a Delta
Costa Neto admitiu relação com Cavendish, mas negou defesa de interesse.
Luiz Antonio Pagot, demitido dos Transportes, diz que empresa reclamava

CARNE E UNHA
Jornal da Record
Vídeo: Novos grampos indicam proximidade de bicheiro com empresa ligada ao governo federal
Na contagem regressiva para a largada da CPI do caso Cachoeira, novos grampos indicam proximidade entre o bicheiro e o comando da empreiteira Delta, que mantinha contratos com o governo federal
 
ANÁLISE: PULVERIZANDO INFORMAÇÕES DOS TENTÁCULOS DA GANGUE DO CACHOEIRA PARA NÃO APURAR O ESSENCIAL
 Observatório da Imprensa
Diluindo o efeito da investigação, mídia faz com que sócios crimonosos de Demóstenes permaneçam anônimos
[Título original: As sete quedas da imprensa]
O noticiário do Distrito Federal acrescenta, a cada dia, novas evidências de que o senador Demóstenes Torres, de Goiás, não atuava simplesmente como um parlamentar, mas como sócio do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlos Cachoeira. Em sua expressão “legal”, a associação teria como face institucional a construtora Delta e o laboratório Vitapan, apontada como a maior indústria de medicamentos genéricos do país.
Em torno desse esquema, dizem os jornais, funcionaria uma extensa rede de outras empresas, algumas legais, outras apenas de fachada, cuja atividade principal seria dar um aspecto de normalidade a operações financeiras destinadas a “lavar” o dinheiro do jogo e da corrupção.
O núcleo do escândalo começa a se deslocar lentamente da dupla principal para protagonistas secundários, com a proliferação de acusações que, dando a impressão de alcançar um número indefinido e muito amplo de suspeitos, acaba por instalar a ideia de que tudo estaria contaminado pela ação do grupo criminoso.
Ao dar curso a qualquer denúncia de relacionamento com um dos acusados, sem avaliar a frequência e o teor de conversas gravadas pela polícia e confrontar esse conteúdo com fatos reais, como a concessão de obras ou transferências de dinheiro, a imprensa dilui o efeito da investigação e reforça a sensação geral de descrença na democracia representativa. Assim, começam a pulular nas redes sociais digitais manifestações condenando genericamente as instituições republicanas.
 
JUDICIÁRIO EM CRISE
 
MINISTRO TOCA FOGO NO BONÉ DO GUARDA
O Globo
‘Peluso manipulou resultados de julgamentos’, diz Joaquim Barbosa
BRASÍLIA - Dois dias depois de ser chamado de inseguro e dono de "temperamento difícil" pelo ministro Cezar Peluso, o ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa respondeu em tom duro. Em entrevista ao GLOBO, Barbosa chamou o agora ex-presidente do STF de "ridículo", "brega", "caipira", "corporativo", "desleal", "tirano" e "pequeno". Acusou Peluso de manipular resultados de julgamentos de acordo com seus interesses, e de praticar "supreme bullying" contra ele por conta dos problemas de saúde que o levaram a se afastar para tratamento. Barbosa é relator do mensalão e assumirá em sete meses a presidência do STF, sucedendo a Ayres Britto, empossado nesta quinta-feira. Para Barbosa, Peluso não deixa legado ao STF: "As pessoas guardarão a imagem de um presidente conservador e tirânico, que não hesitava em violar as normas quando se tratava de impor à força a sua vontade."
http://oglobo.globo.com/pais/peluso-manipulou-resultados-de-julgamentos-diz-joaquim-barbosa-4693916
G1
Barbosa diz que Peluso é 'tirânico' e que 'tentou manipular' julgamentos
A 'O Globo', Joaquim Barbosa falou de briga com ex-presidente do STF.
Peluso havia dito que Barbosa é 'inseguro' e que reagia 'violentamente'
 
ECONOMIA
 
DILMA PEITOU BANCOS E ESTADO BRASILEIRO DEIXOU DE SER AGENTE PASSIVO DA GANÂNCIA DOS BANQUEIROS
 
Lembrando determinação do governo Dilma para reduzir juros:
 
Extra - 31/08/2011
Dilma quer taxa de juros real entre 2% e 3%BRASÍLIA - A defesa enfática que a presidente Dilma Rousseff tem feito da redução dos juros no país faz parte de um plano para atingir uma taxa de juros real (descontada a inflação) entre 2% e 3% até o fim de 2014. Essa é uma das marcas que a presidente quer deixar em seu governo.
Para Dilma, juros mais baixos significam mais investimentos, crescimento econômico, redução no custo da dívida pública, além de uma ajuda importante para reduzir os impactos da desvalorização do dólar
 
CA - 21/04/2012
Dilma peitou os bancos
O FHC ia vender o BB e a CEF
 
CartaMaior -19/04/012
Juros: a lição que fica
A rendição dos bancos ao novo ciclo de queda dos juros marca um divisor na forma de se fazer política econômica no país. Quebrou-se um lacre político. Rompeu-se uma parede hegemônica ardilosamente defendida durante décadas com argumentos supostamente técnicos. Em uma semana, o que era uma impossibilidade esférica, condicionada ao atendimento de uma soberba lista de 20 'contrapartidas' comunicada a Brasília com deselegância pelo presidente do sindicato dos bancos (Febraban) , Murilo Portugal, reverteu-se em adesão maciça ao corte das taxas. 
Como se deu a transmutação da inflexibilidade em cordura? O governo e os partidos progressistas não devem temer a resposta que os fatos comunicam. Ela pode ser resumida numa constatação:o Estado brasileiro deixou de ser, exclusivamente, um agente passivo da ganância e mero coadjuvante das 'forças de mercado' e de seus impulsos gananciosos
 
Extra - 0/04/012
Juros mais baixos, hora de negociar dívidas
 
SPTV
Vídeo: Bancos reduzem juros e ajudam brasileiros a renegociarem dívidas
 
NOTÍCIAS DE SP
 
PARA ESCONDER INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO DE SP, ALCKMIN E SECRETÁRIO VEEM SABOTAGEM NO APAGÃO EM TRENS DA CPTM
SPTV - 20/04/012
Vídeo: Trens de duas linhas da CPTM apresentam problemas nesta sexta-feira, 20/04
 
RBA
SP: explicações de secretário de Transportes Metropolitanos sobre panes em trens são “absurdo dos absurdos”       
“Enquanto políticos e especialistas cacarejam em seus ninhos, usuários vão vivendo de promessas”, apontou presidente de sindicato dos ferroviários
 
iG
Após panes em trens, governo de São Paulo fala em sabotagem
Secretário de Transportes diz que há suspeita de crime em seis das 16 falhas registradas desde dezembro; polícia nega indícios
 
R7 / AE
Para polícia, ainda não há evidência de sabotagem na CPTM
Na sexta-feira, mais duas panes foram registradas na rede de trens
 
PROTESTOS DE EX-MORADORES NÃO SENSIBILIZAM EXTERMINADOR DO PINHEIRINHO, QUE MANTÉM CONTRATOS MILIONÁRIOS COM A DELTA
Rádio RBA
Moradores do Pinheirinho protestam por construção de casas
Os moradores do Pinheirinho protestaram nesta sexta-feira, 20, em frente ao terreno em que viviam. Eles reivindicam a construção de moradias pela Prefeitura de São José dos Campos. Neste domingo, 22, faz três meses que as famílias foram despejadas pela Tropa de Choque da Polícia Militar. O advogado dos moradores, Antonio Donizete Ferreira, o Toninho, afirma que o prefeito, Eduardo Cury, não negocia com os representantes do movimento. Entrevista à repórter Lúcia Rodrigues.
Ouça
 
O Vale
Investigada, Delta detém monopólio em São José dos Campos (SP)
Empresa suspeita de fraudar licitações ganhou R$ 35,3 milhões do governo Cury para obras viárias
 
DEPENDÊNCIA DO CRACK
Jornal da Record
Vídeo: Mulher viciada em crack não aguenta tratamento em clínica
Jornal da Record acompanhou, nos últimos 20 dias, a história de Patrícia: uma dependente química que abandonou os filhos e foi morar num cemitério tudo por causa do crack. Ela havia se internado para o tratamento, mas não aguentou e saiu da clínica
 
VIOLÊNCIA & INSEGURANÇA
SP NO AR
Vídeos: Escolha o de sua preferência
 
INTERNACIONAL & ESPORTE
 
NACIONALIZAÇÃO DE PETROLÍFERA ESPANHOLA
Escrevinhador
Nós e a Argentina
 
RBA
Cristina Kirchner sobre caso YPF: “Não queremos facções em nosso país”
São Paulo – A presidenta da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, voltou a criticar a postura da empresa que atualmente administra a YPF, principal corporação do setor de petróleo, e ironizou as críticas à decisão de expropriar 51% das ações da companhia, privatizada na década de 1990.
Para ela, é preciso que o setor privado compreenda que só se pode crescer como sendo parte da nação. “Não há possibilidade quando as corporações esquecem estes conceitos, que existem aqui e em todo o mundo, e devem seguir existindo porque representam isso: interesses corporativos. Quando as corporações esquecem este fazer parte da nação elas se convertem em facções. E o que não queremos no país são facções”, afirmou ontem (20) durante discurso na província de Santa Cruz, no sul do país.
 
DISPUTA DE GP DE FÓRMULA 1 EM CLIMA TENSO
BBC
Bahrein vive tensão antes de polêmica prova de Fórmula 1
A capital do Bahrein, Manama, vive momentos de tensão neste sábado, em meio à expectativa de mais confrontos por conta do GP de Fórmula 1, a ser realizado no domingo
 
SEXO MODERADO ANTES DOS JOGOS É RECOMENDÁVEL, RESPONDE SEXÓLOGA
[É o fim da "concentração" dos jogadores antes dos jogos?]
DSP
"Fazer sexo antes dos jogos atrapalha",  pergunta Luís Fabiano à sexologa em programa de TV
A sexóloga Laura Muller não só disse que faz bem como recomendou a prática.
“Dá para fazer, sim. Depende da intensidade. Se ficar uma hora transando, aí, sim, fica complicado.
Mas, se for uma coisa rápida, para ficar num clima gostoso, fica melhor e dá mais energia. Depende de você”, esclareceu Laura
 
ALERTA AOS JOVENS: MILITANTE "APARTIDÁRIO" É DESMASCARADO E DIANTE DAS AÇÕES CRIMINOSAS DA GANGUE DO CACHOEIRA ENFIOU A VIOLA NO SACO
(Dica do internauta Tony Estrela)
 
Coordenador da marcha “apartidária” contra a corrupção votou em Serra e chama Dilma de terrorista
O estudante Renato Felisoni Jr., coordenador nacional da marcha “apartidária” e “apolítica” contra a corrupção, é filiado ao ultraliberal Partido Federalista, ainda sem registro eleitoral, participou de movimento em prol da candidatura de Marina Silva às eleições presidenciais de 2010 e expressa constantemente seu repúdio a Dilma Rousseff, classificada por ele como “terrorista” na campanha eleitoral  ou como “ladra”, em vídeo disponível no youtube.
Confiram todo o “apartidarismo” de Renato Fel, como é conhecido na blogosfera:

Página  de Renato no Movimento Marina Silva

“Temos que ir contra os corruptos, contra corrupção... PT já vimos que é um lixo, Dilma é TERRORISTA...
Por essas coisas é que voto MARINA SILVA e se acaso ela não for para o segundo turno eu voto contra o PT!”

Apresentação de plano viário para a cidade de São Paulo, de autoria atribuída a Renato Fel, reproduzido em blog do Partido Federalista, comprovando sua filiação partidária

Vídeo “Quem é Dilma Rousseff”, disponível no youtube
Após os primeiros cinco minutos de discurso vazio, Renato chama a presidenta de “ladra” e demonstra toda a sua indignação contra o que qualifica de "povo bunda".

 

Postar um comentário

0 Comentários