Associação denuncia zoonoses por maus-tratos a animais em São Roque


Entidade afirma que situação do local é precária.

Polícia Militar foi acionada e encontrou animal morto no local.

Adriane SouzaDo G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
Uma associação de proteção aos animais de São Paulo denunciou à Polícia Civil deSão Roque (SP), na tarde desta segunda-feira (14), que os animais do Centro de Controle de Zoonoses estariam sendo maltratados.
Segundo a Polícia Militar, que esteve no local, um gato morto foi encontrado em uma das jaulas, com outros felinos.
Representantes da Associação de Proteção aos Animais São Francisco foram até a cidade, após receberem denúncias anônimas de que animais estariam sendo maltratados em São Roque. “Chegamos ao local e encontramos um gato que tinha acabado de morrer e estava sendo devorado por outros quatro animais, que estavam na mesma jaula”, afirma o protetor Luiz Escálea.
Após se desentender com um dos veterinários da Zoonoses, o protetor acionou a Polícia Militar, que constatou que havia um animal morto apresentando sinais de maus-tratos. A equipe pericial do Instituto de Criminalística esteve no prédio e deverá emitir um laudo em até 30 dias para determinar as condições na qual os animais vivem.
Animal morto dividia gaiola com outros quatro gatos (Foto: Reprodução/TV Tem)Animal morto dividia gaiola com outros quatro
gatos(Foto: Reprodução/TV Tem)
Denúncia
Os protetores da associação afirmam que o fato do gato estar servindo de alimento para outros animais prova que os bichos estariam passando fome. “Além disso, as baias e as gaiolas são muito pequenas, não há água ou comida para os animais, é um verdadeiro descaso”, relata Luiz.
Uma ocorrência de crueldade contra os animais foi registrada na delegacia do município. A Polícia Civil ouviu ambas as partes durante toda a tarde. “A perícia emitirá um laudo e, com isso, enviaremos um relato do inquérito ao fórum local, que irá decidir o andamento do caso”, explica o delegado Lúcio Pretti.
Mentira
A Prefeitura de São Roque informou, por meio de nota, que são falsas as afirmações da existência de maus-tratos a animais que estão abrigados no Centro de Controle de Zoonoses. A prefeitura alega que os protetores entraram no local sem autorização “com o único intuito de tentar denegrir o trabalho realizado atualmente pela administração”.
Associação afirma que denunciará caso ao Ministério Público (Foto: Reprodução/TV Tem)Associação afirma que denunciará caso ao
Ministério Público (Foto: Reprodução/TV Tem)
No canil da Zoonoses vivem 32 cães e 17 gatos, que foram abandonados pelos seus donos e estão à espera de adoção. Sobre o animal morto, a prefeitura afirma que realizará exames para saber se o gato pertencia ao canil e, só então, tomará as devidas providências. Eles consideram este óbito um caso isolado, pois afirmam que os bichos são bem tratados e recebem todos os cuidados médicos necessários.
 

Postar um comentário

0 Comentários