Trens da marginal Pinheiros registram a 13ª pane do ano


Rafael Italiani

do Agora
A linha 9-esmeralda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na marginal Pinheiros, registrou ontem de manhã mais uma pane elétrica, prejudicando parte dos cerca de 500 mil passageiros que utilizam esse trecho diariamente.
É a 13ª pane de grande repercussão que o trecho enfrenta no ano, segundo levantamento da reportagem.
A falha ocorreu por volta das 4h30, logo após o início da operação da CPTM. Um problema de alimentação em Santo Amaro (zona sul de SP) fez com que os trens circulassem por apenas uma das vias e com intervalos maiores, de até 30 minutos.
Isso aconteceu entre as estações Berrini e Autódromo.
Por volta das 9h, a reportagem levou 40 minutos entre as estações Grajaú e Santo Amaro. Esse trajeto costuma demorar, no máximo, 20 minutos.
Ao longo da manhã, no horário de pico, a circulação ficou comprometida entre as estações Socorro e Granja Julieta.
Mesmo com o problema localizado, a pane se estendeu ao longo da linha. O serviço só foi normalizado por volta das 12h50.
Resposta
A CPTM afirmou, por meio de nota, que está passando por um "amplo processo de modernização" de todas as linhas.
Segundo a companhia, a infraestrutura está sendo substituída por novos sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente.
De acordo com a nota, só na linha 9-esmeralda, os investimentos previstos somam R$ 105 milhões.
A CPTM afirma que "todo o esforço é parte das melhorias que virão com a implementação de duas novas subestações", que já foram licitadas.
A companhia também diz que desde o início do fechamento da linha aos domingos, o serviço foi equivalente a quase 150 dias de trabalho, caso a modernização fosse feita apenas nas madrugadas.

Postar um comentário

0 Comentários