Paciente morre em posto ao esperar 2 h por ambulância


Folha de S.Paulo

Ribeirão Preto - Uma paciente de 29 anos morreu anteontem em um posto de saúde de Ribeirão Preto (313 km de SP) à espera de uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).
Ela sofreu uma parada cardíaca. Em entrevista à EPTV, afiliada à Rede Globo, um telefonista do Samu da cidade disse que um médico do serviço vetou o envio de uma ambulância porque a paciente tinha convênio.
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) e o Ministério Público vão investigar o caso (leia ao lado).
Eliane Cristina Maciel Martins, 29 anos, ficou por duas horas na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Quintino Facci 2 à espera de uma ambulância, que a levaria ao Hospital São Francisco.
"Ele [o médico regulador] retirou o pedido [de socorro] e orientou a paciente a acionar o São Francisco para o resgate', afirmou o telefonista à EPTV. O Samu é gerenciado pela prefeitura.
Em nota, a assessoria de imprensa do São Francisco, convênio da paciente, informou que acionou o São Francisco Resgate assim que solicitada pelo posto de saúde.
No entanto, durante o caminho, a ambulância foi dispensada pela própria UBDS porque Eliane havia morrido.
A informação contradiz nota do secretário da Saúde da cidade, Stênio Miranda. O texto não cita a ambulância solicitada ao São Francisco e diz que a remoção de Eliane seria indicada "se apresentasse condições mínimas de estabilidade clínica para que o transporte não representasse aumento do risco para sua integridade".
Segundo a prefeitura, o posto de saúde dispunha de todos os equipamentos para atender a paciente.
De acordo com Isac Jorge Filho, conselheiro responsável pelo Cremesp em Ribeirão, a conduta dos médicos do Samu e também do São Francisco serão investigadas.
A família da Eliane foi procurada, mas ninguém se manifestou. A Promotoria investiga o caso.
Resposta
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, o Conselho Regional de Medicina e o Ministério Público vão apurar possível negligência do Samu.
Em nota, a secretaria informou que Eliane recebeu todos os atendimentos necessários ao chegar à UBDS.
Segundo a nota, havia na unidade remédios e equipamentos para suporte de condições vitais. Na UBDS, ela foi entubada. Segundo a secretaria, caso seja constatada irregularidade, será aberta sindicância. O relatório fica pronto em 15 dias.
Em nota, o São Francisco afirmou que uma ambulância foi mandada "o mais rápido possível" quando foi solicitada.

Postar um comentário

0 Comentários