Daniel da Padaria, candidato do Efaneu


 

O candidato a prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, o Daniel da Padaria, vem se apresentando ao eleitorado local como alternativa a gestão atual e sinônimo de renovação política. No entanto, quando nos aproximamos do candidato e olhamos para as pessoas que estão ao seu lado, notamos uma outra coisa.
Candidato a prefeito na eleição de 2008 pelo Partido Verde (PV), Daniel da Padaria terminou em terceiro lugar aquele pleito, obtendo mais de 5 mil votos. Para a eleição deste ano, o sr. Daniel mudou de partido: saiu do PV e foi para o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).
Atualmente, na macrorregião de Sorocaba, o PMDB é fortemente influenciado e, para alguns, comandado pelo ex-deputado Renato Amary. Para os desavisados, Amary foi uma das principais lideranças do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) durante 20 anos, e em diversos momentos apoiou o atual prefeito de São Roque Efaneu Nolasco Godinho, também do PSDB. Em outras palavras, o grande apoiador do candidato Daniel da Padaria era ou é um dos principais parceiros do sr. Efaneu.
Para complicar a situação, quando ampliamos o olhar para as pessoas que estão ao lado do candidato Daniel da Padaria, encontramos várias pessoas que até então apoiavam o prefeito Efaneu. Para início de conversa, o vereador João Paulo, candidato a vice-prefeito do sr. Daniel, era, até outro dia, membro do PSDB e um dos principais defensores do governo Efaneu. O leitor que acompanha a política local certamente se recordará de falas inflamadas do vereador João Paulo em prol do prefeito Efaneu.
Além disso, o coordenador de campanha do Daniel da Padaria, Vorneis de Lucia, foi coordenador de campanha do prefeito Efaneu e diretor de departamento na gestão tucana. Também encontramos ao lado sr. Daniel nomes como Carlassara, Oris, Roberto de Moraes, Tio Milton, que até à véspera estavam no front psdebista. Detalhe: essas pessoas não apoiaram o sr. Efaneu por questões circunstanciais ou momentâneas, foram, na verdade, a tropa de choque do tucano nas duas últimas gestões.
Diante do exposto acima, concluímos que a candidatura do PMDB a prefeitura de São Roque não pode ser vista como alternativa e renovação da política local e que o sr. Efaneu Nolasco Godinho possuí dois candidatos a prefeito: o tucano Antônio Marcos Carvalho de Brito, o Marquinho Chula; e o sr. Daniel de Oliveira Costa, o Daniel da Padaria.

Maria Luiza Cavalcantti Villas Boas (a Lu)

Postar um comentário

0 Comentários