Dirceu comenta pesquisa e votos de Russomanno


Para ex-ministro, Haddad deve ir atrás do 'voto popular', que, para ele, está com candidato do PRB


Ricardo Brandt, especial para O Estado
O ex-ministro José Dirceu afirmou nesta quarta-feira, 22, em seu site que o candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, precisa ir atrás "do voto popular", tradicionalmente petista, que está hoje com o candidato Celso Russomanno (PRB).
"É este voto historicamente petista, dos redutos eleitorais que sempre votaram e deram maioria ao PT, que põe agora o candidato Russomanno em 1º lugar na disputa eleitoral deste ano na capital paulista", escreveu Dirceu, ao comentar a pesquisa Datafolha, divulgada nA terça-feira, 21. Nela, Russomanno obteve 31% das intenções de voto, José Serra(PSDB) ficou com 27% e Haddad 8% (margem de erro de 3 pontos).
"Já não havia dúvidas e a pesquisa Datafolha publicada neste início de semana só deixa mais claro isto: nosso candidato a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT e partidos aliados) tem que disputar o voto popular, que é petista e hoje esta com o concorrente Celso Russomanno (PRB)", escreveu Dirceu.
Principal acusado no processo do mensalão, Dirceu está recolhido em sua casa em Vinhedo (SP), desde o dia 2, quando começou o julgamento do processo no Supremo Tribunal Federal. Apesar de não fazer aparições públicas, nem dar entrevistas, o ex-ministro tem usado a internet para participar da campanha.
No texto publicado nesta quarta, Dirceu argumenta que o PT em São Paulo precisa também buscar "o voto conservador e de direita - geralmente contra o PT". Segundo ele, esse eleitor será disputado entre Russomanno e Serra.
"Assim, nem se discute, nosso objetivo imediato é conquistar o voto petista e popular, o voto lulista, que ainda está com o candidato Celso Russomanno", escreve Dirceu.
Ele avalia ainda que a pesquisa mostra que a candidatura de Gabriel Chalita (PMDB) "é claramente uma segunda opção dos eleitores serristas".
Programa eleitoral. Distante presencialmente das campanhas, o ex-ministro tem opinado sobre o andamento das campanhas do PT, principalmente em São Paulo. No texto em que aponta a necessidade do partido buscar os votos de Russomanno, ele faz uma avaliação do primeiro programa eleitoral gratuito do rádio e da TV.
Segundo ele, o programa do PT e de seus aliados foi "o melhor e mais programático".
"Começamos bem, de forma certa, é por aí mesmo. É isto que a população e o eleitor querem ver: o diagnóstico dos problemas com os quais ele se defronta no dia a dia, e as soluções, quem tem programa, propostas concretas e viáveis a apresentar."

Postar um comentário

0 Comentários