Produtos químicos são descartados em mata nativa de São Roque, SP


Técnicos da Cetesb de Itu e de São Paulo estiveram no local.

Risco de explosão é baixo, mas empresa ainda não identificou produto.

Tássia LimaDo G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
Técnicos da Cetesb estiveram em uma área de mata nativa para retirar seis tambores com produtos químicos descartados de forma irregular no alto do bairro Volta Redonda, em São Roque (SP), na tarde desta sexta-feira (3). A empresa foi chamada por moradores que estavam incomodados com o forte cheiro exalado pelo material e que temiam pela contaminação do solo e dos rios.
A suspeita era de que a água da chuva estaria levando o material até um córrego próximo, mas a informação não foi confirmada pela Cetesb. De acordo com David Domingues, técnico da empresa em Itu (SP), os danos ambientais ainda serão estudados. "A princípio, não é possível afirmar que o córrego foi atingido, mas será feita uma raspagem no solo para evitar qualquer tipo de contaminação", diz.
A equipe da Cetesb de São Paulo, que possui equipamentos mais avançados, foi chamada até o local. Com roupas especiais, máscaras e o auxílio de cordas, os técnicos conseguiram descer a ribanceira onde os tambores foram lançados e constataram que o risco de explosão é baixo, mas não foi possível identificar o produto.
Após a retirada dos tambores, parte do material será colhida para análise e o restante será devidamente armazenado até ser descartado em um aterro de resíduos perigosos.
Agora, a Cetesb deve investigar as empresas que utilizam esse tipo de material para tentar descobrir a origem dos produtos. Se a fonte for identificada, os responsáveis responderão por crime ambiental.
Técnicos precisaram de roupas especiais e máscaras para retirar tambores (Foto: Tássia Lima/G1)Técnicos precisaram de roupas especiais e máscaras para retirar tambores (Foto: Tássia Lima/G1)

Postar um comentário

0 Comentários