Propaganda política em espaço público


 

Com o início do processo eleitoral nos municípios brasileiros, algumas proibições precisam ser lembradas e observadas. Uma delas diz respeito a parar veículo particular com adesivos ou emblemas políticos em estacionamento de repartição pública.
A proibição dessa prática já está prevista na legislação eleitoral, no entanto, poucos municípios fiscalizam e denunciam esse delito. Talvez por isso, algumas cidades resolveram publicar portaria reafirmando o impedimento. Em Araraquara, interior do Estado de São Paulo, desde o dia 22 de julho ficou proibido carros plotados com campanha política nas dependências de órgãos públicos como autarquias, fundações e sociedades de economia mista. A portaria se aplica a servidores e funcionários públicos e quem descumprir a decisão deverá enfrentar processo administrativo sujeito a demissão.
Tendo em vista que muitos correligionários e apoiadores dos quatros candidatos que pleiteiam a vaga de chefe do executivo municipal trabalham na Prefeitura de São Roque, sugerimos que o sr. Efaneu Nolasco Godinho publique portaria semelhante. Dessa forma, evita-se o favorecimento de determinados candidatos, pois o seu carro pode ser particular, mas o possível estacionamento do órgão governamental é público.

Rogério de Souza, professor e sociólogo.

Postar um comentário

0 Comentários