CENTRO PAULA SOUZA Sindicato aguarda sinal verde para anunciar a greve



 Jornal Cruzeiro do Sul
César Santana

cesar.santana@jcruzeiro.com.br

programa de estágio

O Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps) mobilizou cerca de 300 pessoas para o ato público realizado na tarde de ontem, na sede da autarquia, na Capital e paralisou as atividades em algumas das unidades de ensino mantidas pelo grupo. Em Sorocaba, as atividades transcorreram normalmente tanto na Etec Fernando Prestes, na região do Jardim Paulistano quanto na Fatec, localizada no Alto da Boa Vista. No entanto, na Etec Rubens de Faria e Souza, no Jardim Vergueiro, as aulas ficaram prejudicadas nos três períodos por conta da adesão de boa parte dos professores ao movimento em São Paulo. Apesar das reivindicações por bonificações e reajuste nos salários, a categoria não declarou greve, que deveria ter início a partir de segunda-feira, conforme havia sido programado pelo sindicato, já que a maior parte das unidades ainda não se posicionou sobre o assunto. A agremiação aguarda a postura das escolas para anunciar uma paralisação geral.

Na última quinta-feira, o Sinteps veiculou em seu site que as atividades seriam interrompidas nas duas Etecs de Sorocaba, que, de acordo com a agremiação, enviariam caravanas ao ato. Contudo, na tarde de ontem, a movimentação na Etec Fernando Prestes seguiu normalmente. Havia circulação de alunos e funcionários que confirmaram que não houve interrupção nas aulas. Na Etec Rubens de Faria e Souza, o portão de entrada fechado já indicava a mudança na rotina das atividades. A direção da unidade foi procurada pela para falar sobre o andamento das aulas, porém, uma funcionária alegou que ninguém poderia dar explicações sobre o assunto, o que deveria ser feito junto ao setor de comunicação do Centro Paula Souza.

Ainda na tarde de ontem, em contato com a secretaria da unidade, uma funcionária informou que a maioria dos professores estava em São Paulo participando do ato público programado pelo sindicato. Ela alegou que poucos professores haviam comparecido a unidade tanto no período da manhã quanto da tarde e os alunos que compareceram à escola não tiveram aula.

Segundo informações do Sinteps, poucas unidades de ensino realizaram assembleias internas para se posicionar sobre a greve, por isso, até o momento, não foi possível desencadear a paralisação. O sindicato afirma que dentre as instituições que já fizeram a reunião, a grande maioria optou por aderir à greve, no entanto, ainda são aguardados mais posicionamentos para tomar uma decisão geral sobre o assunto.


Fatec


As atividades na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec) também não foram prejudicadas, até o momento, pelas reivindicações da classe de funcionários do Centro Paula Souza. Segundo o diretor da unidade, Antônio Carlos de Oliveira, ontem as aulas transcorreram normalmente, no entanto, era aguardada uma posição sobre o que ficou definido após o ato público para a tomada de decisão. "Na segunda-feira haverá uma reunião da congregação para discutir assuntos referentes a bonificação de desempenho (que é um das reivindicações da classe) e o movimento que está ocorrendo", diz.

O diretor também criticou a distribuição de bônus, que avalia o desempenho obtido pela unidade de ensino para contemplar os profissionais com um adicional, que segundo ele é incoerente. "Em 2011, obtivemos um índice de 86,3% de satisfação de alunos e funcionários, o que é um expoente. No ano passado, esse índice caiu para cerca de 84%, que ainda é considerado de excelência, por conta disso não recebemos nenhuma bonificação", diz. Para ele, o critério que privilegia somente o progresso a partir do índice alcançado no ano anterior dificulta a continuidade do trabalho, uma vez que ano após ano, as escolas tem de "recomeçar do zero". Na próxima segunda-feira, o Sinteps realiza em sua sede uma reunião do Conselho de Diretores de Base (CDB) para avaliar o andamento da mobilização e definir os próximos passos a serem adotados. (Supervisão: Aldo Fogaça)

Postar um comentário

0 Comentários