Mairinque:Vereador liberado por habeas corpus participa de sessão


 Jornal Cruzeiro do Sul

O vereador de Mairinque, Roberto Ierck (PRP), foi liberado do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto, onde estava detido desde que foi flagrado com 14 pedras de crack no dia 10 e acusado de tráfico de drogas, por volta das 18h de segunda-feira (15). Segundo um de seus advogados, Maurício Comodo, que foi pessoalmente buscá-lo depois de sua liberação, o vereador está na casa de familiares e pretende participar da sessão de hoje da Câmara de Mairinque, que ocorre às 18h. Ierck conseguiu ter um alvará de soltura na segunda-feira, depois que os seus advogados entraram com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo, já que o juiz da Comarca de Mairinque decretou a prisão preventiva do vereador e não acatou à requisição de liberdade provisória impetrada pelos advogados de defesa.

De acordo com Comodo, logo que saiu o alvará de soltura de seu cliente, no final da tarde do dia 15, ele foi pessoalmente buscá-lo no CDP de Capela do Alto, para levá-lo até Mairinque. Atualmente Ierck se encontra hospedado na casa de familiares e está passando por "um momento de reflexão" sobre o ocorrido, conforme afirma o advogado.

O advogado também informa que o vereador pretende participar da sessão da Câmara de Mairinque, que ocorre às 18h de hoje. Comodo ainda levanta a hipótese de Ierck conceder entrevistas à imprensa.

Sobre o processo que deverá ser aberto contra Ierck, Comodo relata que ainda aguarda uma intimação da Justiça para que o vereador preste o seu depoimento.

O presidente da Câmara de Vereadores de Mairinque, José Teixeira de Macedo (PPL), afirma que procurou Roberto Ierck, para que ele se manifestasse a respeito do ocorrido, porém não teve retorno até a tarde de ontem. "Estou aguardando uma manifestação dele sobre a situação e do que ele pretende fazer, se vai pedir afastamento, por exemplo", revela. Ele ainda diz que estará acompanhando o desenrolar do processo que deverá ser aberto contra Ierck.


O caso


O vereador Roberto Ierck (PRP) foi preso na madrugada do dia 10, acusado de tráfico de drogas, após ser flagrado com 14 pedras de crack. O flagrante aconteceu por volta das 2h20 do dia 10, após a Polícia Militar (PM) ter recebido uma denúncia anônima. Ele estava em um carro modelo Fiat Uno na cor cinza com outros dois homens, na rua Luís Matheus Mailas, no centro da cidade, quando foi abordado pela PM. Os advogados do vereador, João e Maurício Comodo, alegam que a droga era de consumo próprio e que, por isso, esperam que a Justiça, se resolver condená-lo, o fará pelo artigo 28 da lei antidrogas, que trata do uso de drogas, e não pelo artigo 33, que seria por envolvimento com o tráfico de entorpecentes. (A.M.)

Postar um comentário

0 Comentários