Prefeitura põe estudantes de até 14 anos em creche


Tatiana Cavalcanti

do Agora
O atraso na construção de uma escola municipal na região de São Mateus (zona leste de São Paulo) fez com que a prefeitura colocasse 858 alunos de até 14 anos, matriculados na futura unidade, para uma creche, onde estudam provisoriamente desde o início do ano letivo.
Uma placa em frente ao prédio em construção anuncia que as obras da Escola Municipal Miguel Ferreira de Melo começaram em outubro de 2011 e seriam concluídas em junho do ano passado.
Entretanto, a unidade, que vai substituir a atual Escola Municipal Thereza Maciel de Paula, não está pronta.
Com o atraso, alunos do segundo ciclo, da 6ª à 9ª séries, da Thereza Maciel foram transferidos para a creche Santa Rita de Cássia, no mesmo bairro.
A unidade abriga cerca de 700 crianças de até cinco anos em convênio firmado com a prefeitura.
Resposta
A Secretaria Municipal da Educação afirma que as obras da escola Miguel Ferreira de Melo serão concluídas no segundo semestre, mas não especificou o mês.
De acordo com a pasta, a construção começou em março de 2012 --a ordem de início era de outubro de 2011.
O órgão diz ainda que a obra foi interrompida no início do segundo semestre do ano passado por "falta de repasse de recursos à construtora", mas que as pendências financeiras foram regularizadas em março deste ano e as obras, retomadas.
Sobre os alunos de ensino fundamental, a secretaria diz que "apenas uma parte" está estudando na creche, um prédio alugado temporariamente da entidade que administra a unidade de educação infantil Santa Rita de Cássia, "para solucionar o problema de atendimento das crianças com o início do ano letivo".
A pasta não comentou os problemas no entorno da creche.
Segundo a diretora regional de São Mateus, Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani, a creche tem espaço de boa qualidade, área verde e quadra esportiva.
"Os alunos têm mobiliário adequado à sua faixa etária", diz.

Postar um comentário

0 Comentários