RodapéNews - 16/04/2013, terça-feira (informações de rodapé e outras que talvez você não tenha visto)


Explosions at the Boston Marathon
Watch the aftermath of the explosions that rocked Boylston Street during the Boston Marathon. Video by Steve Silva
00:02:42
Adicionado em 15/04/2013
9.458.363 exibições



APAGÃO NA SEGURANÇA PÚBLICA DE SP
 
INTERIOR DE SP TAMBÉM É REFÉM DO CRIME
Jornal da Record - 15/04/2013
Vídeo - Crime Explosivo: explosões a caixas eletrônicas viram rotina no interior de SP
Em Anhembi, cidade de 5.000 habitantes, duas das três agências bancárias da cidade foram estouradas três vezes em menos de um ano. Veja na primeira reportagem da nova série do Jornal da Record
 
ANTES DE ALCKMIN PROPOR DISCUSSÃO SOBRE REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, SEU GOVERNO, EM SP, DEVERIA, EM 1º LUGAR, CUMPRIR SUA FUNÇÃO SOCIAL: PROPICIAR SERVIÇOS BEM MELHORES NAS ÁREAS DA SEGURANÇA E DA EDUCAÇÃO
 
ALCKMIN TENTA DESVIAR ATENÇÃO DA CRIMINALIDADE EM ALTA EM SP
Folha
Corpos e mentes - por Marcos Augusto Gonçalves
A semana passada foi dominada pela questão da redução da maioridade penal. Quem relançou o tema foi o governador Geraldo Alckmin, aproveitando a comoção causada por um crime brutal. Um cara de 17 anos matou, ao que parece a sangue frio, um estudante no bairro do Belém. Pessoalmente, eu, a sangue quente, pensando na vítima e em seus parentes e amigos, não me abalaria nem um pouco se o assassino fosse para a cadeia e lá passasse alguns dos piores anos de sua vida.
Não é disso, porém, que se trata.
Alckmin reagiu de maneira grosseiramente oportunista. Tentou lançar um véu de rigor sobre a questão que verdadeiramente o incomoda: o crime recrudesce em São Paulo. Considerando os bimestres janeiro/fevereiro dos últimos três anos, a ocorrência de latrocínios --o roubo seguido de morte-- triplicou. Os estupros aumentam, os homicídios e os roubos de veículos também. Isso não é bom às véperas do ano eleitoral.
Então vamos discutir a redução da idade da responsabilidade criminal? Ora, francamente. Há muito o que fazer em termos de melhoria do serviço público na área de segurança. E muito o que trabalhar para que se consiga criar um ambiente social mais coeso, equilibrado e menos propenso ao crime --que é humano e continuará a existir, mas não necessariamente como existe entre nós.
Educação, desculpe o clichê, tem que se tornar a prioridade nacional
 
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NÃO RESOLVE PROBLEMA DA VIOLÊNCIA
Correio Braziliense
OAB diz que redução da maioridade penal não resolve violência
Quem não cumpre suas funções sociais não pode remeter a culpa pela falta de segurança ao sistema de maioridade penal, conforme observou Marcus Vinicius. “Aumentar o número de encarcerados, ampliando a lotação dos presídios, em nada irá diminuir a violência. A proposta não resiste a uma análise aprofundada, sendo superficial, imediatista, descumpridora dos direitos humanos e incapaz de enfrentar a questão da falta de segurança”
 
OUTRAS NOTÍCIAS DE SÃO PAULO
 
DESDOBRAMENTOS DA OPERAÇÃO FRATELLI NA REGIÃO DE RIO PRETO (SP)
 
SBT
Vídeo:  Ministério Público investiga esquema de propinas entre deputados
Em São Paulo, por ano, cada deputado estadual pode direcionar o gasto de até R$ 2 milhões, são as emendas parlamentares. O Ministério Público está investigando um esquema em que deputados vendem essas emendas em troca de propina na Assembleia de São Paulo.
O deputado Roque Barbiere, que denunciou, em 2011, a venda de emendar por parlamentares, foi flagrado na Operação Fratelli do Ministério Público e da Polícia Federal. O dinheiro que prefeitos do interior receberam para que determinadas empreiteiras ganhassem contratos saía da Assembleia de São Paulo.
A operação já prendeu 13 pessoas, entre elas, os diretores do Grupo Scamatti, empreiteira suspeita de bancar a compra de emendas e de fraudar as licitações
 
Agência Estado / Estadão - 16/04/2013 - A6
Suspeitos em fraudar licitações miravam emendas parlamentares federais
 
JÚRI DO MASSACRE DO CARANDIRU
Bom Dia Brasil - 06/04/2013
Vídeo: Laudo de perito afirma que não houve confronto com policiais no Carandiru
 
MUNÍCIPE DE SÃO PAULO, PARTICIPE DESTES DEBATES!
 
RNP
Moradores e lideranças de 14 regiões iniciam debate sobre Plano de Meta
Audiências públicas nas subprefeituras das zonas Leste, Norte e Central registraram aumento no número de participantes. No próximo sábado (20/4), os debates regionais continuam
 
NACIONAL
 
RAIZ DA CORRUPÇÃO
 
CartaCapital (via Viomundo)
Hage: “Financiamento por grandes grupos está na raiz da corrupção”
 
COMBATE À INFLAÇÃO
Valor (via CP) - 16/04/2013
Dilma rebate PSDB e diz que mantém combate à inflação
A presidente Dilma Rousseff disse ontem que seu governo continuará a combater a inflação e que a tendência é de queda dos preços. "Eu faço parte de um governo que nunca negociou com a inflação, não fazemos concessão à inflação e sempre combatemos e combateremos a inflação", disse ela em um evento em Belo Horizonte sobre os dez anos do PT no governo federal.
Dilma também fez críticas ao PSDB do senador Aécio Neves, seu provável adversário na disputa presidencial em 2014. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, deputados e lideranças do PT e de partidos aliados estavam presentes no encontro.
Dilma disse que a inflação de março foi menor que a de fevereiro, que por sua vez foi menor que a de janeiro. "A tendência [da inflação] é de queda."
 
COMISSÃO DA VERDADE
CA
Safatle: a verdade sobre a Comissão da ½ Verdade
Quem fez parte do “PIB da tortura” ? A FIESP financiou ? Boilesen e Sawaya eram “empregados”. Quem eram os patrões
 
REBATE
Valor (via CP) - 16/04/2013
Lula rebate Aécio e defende benefícios do governo a Minas
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde de ontem o título de cidadão honorário de Minas Gerais. Na cerimônia, em Belo Horizonte, disse que em seu governo o volume de recursos aplicados em Minas foi "excepcional" e que "contribuiu e muito para tomar a vida dos mineiros". Lula se disse orgulhoso porque "a presidenta Dilma [Rousseff] está fazendo ainda mais."
 
DESAPOSENTADORIA
Valor (via CP) - 16/04/2013
Paim contesta recurso governista contra projeto da desaposentadoria
O senador Paulo Paim (PT-RS) classificou de "sem vergonha", "desonesto" e "desqualificado" o recurso que lideranças governistas pretendem apresentar nos próximos dias para que o projeto de lei que permite a desaposentadoria seja submetido ao plenário do Senado no lugar de ir diretamente para a Câmara dos Deputados.
Segundo Paim, havia o compromisso de o governo permitir que a proposta fosse aprovada no Senado para que o debate continuasse na Câmara. "O senador que quiser colocar seu nome num recurso desse, sem vergonha, que coloque. No meu currículo, essa maldade não vai constar", disse.A proposta, de sua autoria, foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado em caráter terminativo, ou seja, seria enviado diretamente à Câmara, se não houvesse recurso para votação no plenário do Senado
 
AGRAVO INDIGNADO DIRIGIDO A JOAQUIM BARBOSA
G1 / Valor Online
Advogados do mensalão entram com agravo indignado no STF
Em tom de indignação, nove advogados de condenados no julgamento do mensalão entraram com novo agravo no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, libere os votos por escrito com antecedência de modo a eles terem mais tempo para produzir os recursos contra a sentença
 
PROGRAMA "MINHA CASA, MINHA VIDA" SOB INVESTIGAÇÃO
O Globo (via Cp)
Moradias populares - Governo investigará fraude no Minha Casa Minha Vida
Ministério das Cidades abrirá sindicância para apurar eventuais fraudes no programa federal
 
INTERNACIONAL
 
ATENTADO NOS EUA
TheBostonGlobe
Vídeo: explosões no final da maratona de Boston nesta segunda-feira, 15 de abril
Duração: 2m42s
 
TRÊS MORTES E MAIS DE 100 FERIDOS
Reuters
Investigadores buscam pistas de explosão na Maratona de Boston
BOSTON, 16 Abr (Reuters) - Duas bombas cheias de peças de metal explodiram no meio da multidão perto da linha de chegada da Maratona de Boston, matando três pessoas e desencadeando uma caçada, nesta terça-feira, em busca dos responsáveis pelo ataque, que a Casa Branca disse que será tratado como "um ato de terror".
Autoridades disseram que mais de 100 pessoas ficaram feridas pelos dispositivos, que foram embalados com pólvora, rolamentos de esferas e estilhaços para maximizar os ferimentos das vítimas, de acordo com uma autoridade policial com conhecimento da investigação, que não quis ser identificada
 
VENEZUELA
Escrevinhador
A vitória apertada e o trunfo de Maduro - por Rodrigo Vianna
A vitória do chavismo foi apertada. Mas incontestável: Nicolás Maduro teve 50,66%, contra 49,07% de Capriles (isso faltando menos de 1% para totalizar). Diferença de mais de 200 mil votos.  A Venezuela votou no candidato de Chavez. Na Democracia é assim: 50% mais um significam vitória. E ponto.
Ano passado, nos EUA, Barack Obama ganhou a reeleição por dois pontos percentuais no voto popular. Foi uma eleição radicalizada. Do outro lado, havia eleitores republicanos que consideravam Obama uma espécie de “demônio socialista”, por conta do projeto de assistência pública de saúde. Os EUA viraram um país “dividido” e “ingovernável”? Não. Obama governa. E Mitt Romney sumiu, no fundo das xícaras do Tea Party
 
Reuters
Governo e oposição convocam manifestações após eleição na Venezuela
CARACAS, 16 Abr (Reuters) - Os dois lados envolvidos no impasse político venezuelano realizarão manifestações paralelas nesta terça-feira, depois de as autoridades eleitorais rejeitarem pedidos da oposição para uma recontagem de votos, e de confrontos entre manifestantes e a polícia em Caracas
 
RELIGIÃO
 
PERDA DE FIÉIS
DN
Evasão de fiéis volta à pauta da CNBB
Os bispos brasileiros se reúnem em Aparecida do Norte até o dia 19 de abril na 51ª Assembleia Geral da CNBB. A perda de fiéis é um dos temas.
A evasão de fiéis católicos para outras religiões e o percentual dos que dizem ter "perdido a fé" - tema recorrente nas reuniões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) há mais de dez anos - voltaram à pauta ontem durante a 51ª Assembleia Geral da entidade, em Aparecida, no Vale do Paraíba (SP), para responder uma pergunta: onde a Igreja falha?
 
TEATRO BRASILEIRO DE LUTO
G1
Morre em SP a atriz Cleyde Yáconis
Ela estava internada no hospital Sírio Libanês.
Cleyde foi destaque na novela "Passione", do autor Silvio de Abreu
 
ESPORTES
 
ACIDENTE NO ESTÁDIO DO PALMEIRAS
G1
Desabamento na obra da Arena Palestra mata um operário
Há ainda outra pessoa ferida no hospital. Ministério Público vinha tentando, desde 2011, embargar a obra, que agora foi interditada pela Defesa
 
INDÍCIOS DE SUPERFATURAMENTO NA COMPRA DE IMÓVEL POR MARIN
Folha
Marin pagou R$ 70 milhões por sede da CBF; imóvel poderia ter custado R$ 39 milhões
 O presidente da CBF, José Maria Marin, assinou um negócio superfaturado na compra da futura sede da entidade no Rio, apontam documentos obtidos pela Folha.
 
 

Postar um comentário

0 Comentários