59 PMs são investigados por 40 mortes na Grande SP

Léo Arcoverde

do Agora
Cinquenta e nove policiais militares são investigados pela suspeita de envolvimento em 40 assassinatos e 10 tentativas de homicídio doloso (com intenção) na Grande SP. Esses crimes ocorreram entre setembro de 2006 e março deste ano.
É o que apontam dados do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) obtidos pelo Agora pela Lei de Acesso à Informação.
O levantamento se restringe a investigações em andamento, conduzidas pelo departamento, que só apura casos ocorridos na região metropolitana da capital.
Resposta
A Secretaria de Estado da Segurança Pública disse em nota que "não compactua com qualquer tipo de desvio ou prática de ilícito por parte de seus policiais".
De acordo com a pasta, entre janeiro e julho deste ano, 342 policiais, entre militares, civis e técnico-científicos, foram demitidos. Outros 225, incluindo as três carreiras, foram presos ao longo do mesmo período.
A secretaria de Estado informou, também, que todos os casos citados pela reportagem doAgora "estão sendo investigados".
A Polícia Militar informou que o "seu sistema de depuração é extremamente atuante".
A corporação afirmou, ainda, que não tinha como informar o número de policiais presos ou afastados, nos casos investigados pelo DHPP, porque o Agora não lhe forneceu dados como nomes de policiais e vítimas.
Essas informações não foram repassadas à reportagem pela Polícia Civil.

Postar um comentário

0 Comentários