Governo deve retomar leilão de rodovias em novembro

Após reunião com presidente Dilma, ministro dos Transportes, César Borges, disse que editais de dois trechos serão publicados na próxima semana


Anne Warth, da Agência Estado
BRASÍLIA - O governo federal pretende retomar no final de novembro os leilões de concessão em rodovias, informou o ministro dos Transportes, César Borges. Após reunir-se com a presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira, 10, ele disse que no início da próxima semana serão publicados os editais de dois trechos.
Serão oferecidos ao mercado a BR-163 no Mato Grosso e um conjunto formado por seções das BRs 060, 153 e 262 no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Esses são os lotes que mais despertam interesse no setor privado, segundo concluiu o governo após uma série de reuniões com as concessionárias e construtoras, depois que o leilão da BR-262 no Espírito Santo e em Minas Gerais não atraiu nenhum interessado. Um deles, informou Borges, será leiloado no dia 27 de novembro.
O governo espera, ainda, que o Tribunal de Contas da União (TCU) aprove até o fim do mês os estudos para a concessão da BR-163 no Mato Grosso do Sul. Se isso de fato ocorrer, ela será leiloada em 17 de dezembro.
Já a BR-040 no trecho que sai do Distrito Federal, passa por Goiás e chega a Minas Gerais pode ficar para janeiro, embora o governo tenha anunciado, há apenas dez dias, que ofereceria o trecho à iniciativa privada ainda este ano. Originalmente, esse trecho deveria ter sido leiloado em janeiro de 2013.
Entre empreendedores, há dúvida sobre a atratividade dessa rodovia. Uma das causas é a retirada das as praças de pedágio de Luziânia (GO) e Nova Lima (MG), que são de grande tráfego por estarem nas proximidades de Brasília e Belo Horizonte, respectivamente.
No início deste mês, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou audiências públicas para discutir as concessões das BRs 040 e 116. Houve pouca participação. Na capital federal, a reunião foi encerrada cerca de uma hora após o início, por falta de participantes.
A BR-163 no Mato Grosso do Sul também é vista com ressalvas, porque os investimentos para duplicação são grandes e, portanto, o pedágio tende a ser elevado. É a situação oposta da mesma rodovia no Mato Grosso, que já tem boa parte duplicada e previsão de pedágio baixo. Os empreendedores também veem com reserva o trecho no Sul porque o asfaltamento da via rumo aos portos no Pará vai desviar para o Norte boa parte da carga que hoje vai para Santos (SP) e Paranaguá (PR). / COLABOROU LU AIKO OTTA

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